A Judería de Toledo

Uma das grandes atrações da cidade de Toledo é seu antigo bairro judaico, aqui na Espanha conhecido como Judería. De fato, a Judería de Toledo é considerada uma das mais importantes do país em relação à sua importância histórica, número de pessoas que acolhia e o grau de conservação de seus edifícios mais significativos. Andar por suas ruas estreitas é como uma viagem no tempo, e caminhar sem planejamento fixo é o melhor que podemos fazer para conhecê-la, descobrindo detalhes que de outra forma passariam desapercebidos e sentindo o verdadeiro encanto que emana deste fascinante lugar da cidade castelhana, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

DSC09278DSC09353Na realidade, o urbanismo desta parte de Toledo não se distingue do resto da cidade, cujo traçado atual se originou em época árabe. A Judería situa-se na zona oeste, como podemos ver nesta maquete, no lado esquerdo.

DSC09455Abaixo, vemos uma panorâmica da Judería….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá a imagem a seguir nos mostra uma parte do bairro a partir do outro lado do Rio Tajo

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs limites da Judería de Toledo foram demarcados por símbolos associados à cultura e religião judaicas em 2012, como vemos na foto abaixo.

DSC09664É comum observar estes símbolos pelas ruas do bairro judaico de Toledo, confirmando que estamos dentro de seus limites. O primeiro deles é o logotipo da Rede de Juderías Espanholas (muitas das cidades do país conservam antigas juderías). Seu formato representa a Península Ibérica feita com uma palavra hebraica que significa Sefarad, o nome que a comunidade de judeus deu para esta terra, que foi a sua moradia durante quase 1500 anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos símbolos fundamentais do judaísmo, o Menorah é um candelabro de 7 braços, que foi inicialmente elaborado por Moisés a pedido de Deus, representando a perfeição divina associada ao número sete. Feito de ouro maciço, estava situado no antigo Templo de Salomão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro símbolo que pode ser visto em forma de azulejo é a palavra hebraica “Jai“, que significa vida, felicidade e abundância.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAExistem também referências em inglês colocadas nas ruas sobre o bairro.

DSC09445Muitas das construções mais emblemáticas de Toledo situam-se em pleno bairro judeu, como o Museu de El Greco (matérias publicadas em 1/2 e 3/2/2015), pintor que realizou suas melhores obras na cidade, e que viveu na judería…

DSC09371Outro monumento fundamental da cidade, o Monastério de San Juan de los Reyes (matéria publicada em 29/6/2012) foi construído por ordem da rainha Isabel I no final do século XV, para celebrar a vitória na Batalha de Toro em 1476, que lhe converteu em Rainha de Castilla, também se localiza no bairro. Erguido no estilo Gótico-Isabelino, sua função principal era de panteão funerário dos Reis Católicos, mas depois da conquista de Granada em 1492, os monarcas acabaram sendo enterrados na Capela Real desta cidade. Isabel I ofereceu a titularidade do monastério a São João Evangelista, seu padroeiro pessoal e santo ao qual tinha especial devoção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Judería de Toledo possui excelentes mirantes com vistas formidáveis da cidade, como o denominado Mirante de Santa Ana, que oferece belas panorâmicas do Rio Tajo e da Ponte de San Martín….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma excelente forma de conhecer os segredos da Judería Toledana é conversando com o simpático proprietário de uma livraria, dedicada exclusivamente à História dos Judeus tanto da cidade como de outras partes do mundo, sua cultura e religião.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts, contarei de forma mais aprofundada a história da Judería de Toledo, suas sinagogas medievais e outros aspectos relacionados aos judeus da Espanha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s