O Caminho do Norte

Quando nos referimos ao Caminho de Santiago, o correto seria mencioná-lo no plural, pois muitos sao os caminhos existentes com o objetivo final de se chegar à Catedral de Santiago de Compostela, onde se encontra a tumba do Apóstolo Santiago (Comunidade de Galícia). Acabo de chegar de uma viagem pelo norte da Espanha, realizada junto com um casal de amigos brasileiros, e tive a oportunidade de fazer uma parte do denominado Caminho do Norte, que se percorre no sentido leste-oeste desde Irun, no País Vasco, por toda a costa cantábrica até Ribadeo, já na Galícia, quando então o caminho gira a sudoeste em direção a Santiago de Compostela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor este motivo, o Caminho do Norte é também conhecido como o Caminho da Costa, e de todos os existentes é o segundo mais comprido com 823 km no total, superado somente pela chamada Vía de la Plata. Desde o início da descoberta da tumba do Apóstolo Santiago no século IX, esta rota foi uma das mais utilizadas pelos peregrinos, principalmente por aqueles que chegavam a Espanha por via marítima, transformando-se numa das mais ativas nos primeiros tempos da peregrinação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro fator que condicionou este caminho como um dos principais nos primeiros tempos de peregrinação foi o fato de que a maior parte do atual território espanhol estava dominado pelos muçulmanos. Posteriormente, este protagonismo decaiu, e os peregrinos começaram a utilizar o Caminho Francês, o mais famoso e conhecido de todos. Atualmente, o Caminho do Norte voltou a ter uma grande importância, sendo percorrido por muitos à pé ou de bicicleta. Todo o percurso está bem sinalizado por flechas amarelas, que indicam o caminho a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVárias cidades de importância da Espanha fazem parte do Caminho do Norte, como San Sebastián e Bilbao no País Vasco, Santander na Cantábria, Gijón e Oviedo em Asturias, além de inumeráveis pueblos de grande beleza…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das principais atrações do caminho é sua beleza natural, com uma paisagem verde repleta de belas e convidativas praias…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO percurso é variado, e caminhamos ora por trilhas, ora por estradas secundárias ou mesmo as principais. Realizei somente uma breve etapa de três dias, num total de 66 km entre Castro Urdiales, primeira cidade de importância da Cantábria desde o País Vasco, até Santander, capital da Comunidade da Cantábria. As boas temperaturas facilitaram a empreitada, mas uma sombra era sempre desejável, principalmente quando o sol castigava um pouco…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA rede de hospedagem está formada pelos conhecidos Albergues de Peregrinos, além de pousadas e hotéis. Abaixo, vemos um típico albergue do caminho…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma curiosa placa indica as distâncias que faltam para se chegar a Santander e uma boa acolhida no próprio albergue…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAHoje em dia, o Caminho do Norte transformou-se numa excelente alternativa para muitos peregrinos, que preferem evitar o massificado Caminho Francês. A partir de hoje, publicarei várias matérias sobre os lugares que conheci, esperando que vocês possam curtir tanto quanto eu, e que algum dia possam incluir na agenda uma viagem pelos Caminhos de Santiago

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

3 comentários Adicione o seu

  1. Inês de Castro disse:

    Maravilha!!!!!!! Viajo junto com vcs!!!!!

  2. ANTONIO GILSON VARGAS disse:

    Boa tarde,
    Se fosse possível gostaria de saber se o trajeto do Caminho do NOrte, possui Albergues mais baratos. Você tem um mapa onde estaria inseridos os albergues e as cidades do caminho? Caso positivo teria como enviar (agilson@uai.com.br). Obrigado.

  3. Rodrigo Otavio de Carvalho Almeida disse:

    Bom dia, gostaria de saber como faço para chegar a primeira cidade a partir de Madrid. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s