Eladio Laredo

No final do século XIX e princípio do XX, Castro Urdiales tornou-se um grande centro de férias para muitos dos habitantes da Comunidade da Cantábria, assim como de Madrid, Bilbao e outras regiões da Espanha. A cidade entra em uma nova fase de crescimento econômico, fato que transforma sua paisagem urbana. Um dos principais artífices desta mudança foi o arquiteto Eladio Laredo y Carranza (Castro Urdiales-1864/Santa Cruz de Tenerife-1941), um dos mais reconhecidos arquitetos do norte da Espanha no século XX. Sua obra está vinculada às correntes históricas da arquitetura, além do Modernismo, realizando projetos tanto para a iniciativa pública, quanto privada. Nem todas as obras que projetou para Castro Urdiales sobreviveram, mas muitas delas ainda podem ser apreciadas num passeio pela cidade, sendo que foram realizadas no período entre 1899 e 1914. Um exemplo é o Mercado de Abastos, realizado entre 1908 e 1911. Sua arquitetura se insere dentro do Ecleticismo, com uma decoração floral característica do Modernismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEladio Laredo foi o responsável de projetos para muitos dos palácios que vemos atualmente na cidade, como a Casa do General Bazán, projetada em 1892. Esta construção foi concebida como uma típica vila renascentista italiana, segundo os princípios do grande arquiteto Andrea Palladio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo aspecto decorativo, utilizou cerâmicas de influência mudéjar. Na parte superior da fachada, foi colocada a figura de um guerreiro, referência à profissão militar do proprietário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Chalet construído para Dolores de los Heros foi igualmente construído segundo os ditames do Ecleticismo em 1899. O objetivo inicial era que o edifício fosse destinado como asilo, mas foi utilizado como centro educativo, além de ter sido propriedade de um indiano, como se conhece os espanhóis que fizeram fortuna na América e retornaram às suas cidades de origem. Atualmente, o edifício é a sede Centro Cultural “La Residencia”. Muito bonito realmente…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO denominado Edifício Royal foi projetado por Eladio Laredo em 1901. Utilizou elementos derivados da arquitetura gótica, como  a grande torre que recorda um castelo, além de medalhões que homenageiam os Reis Católicos e o Imperador Carlos V. Atualmente é conhecido como Centro Cultural Eladio Laredo, e funciona como uma biblioteca e um lar para aposentados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Praça de Touros de Castro Urdiales também leva a assinatura de Eladio Laredo. Com capacidade para cerca de 5 mil espectadores, foi construída entre 1911 e 1912, no estilo eclético com influências mudéjares. É considerada uma das primeiras praças construídas em concreto armado no país. Atualmente os espetáculos taurinos raramente se realizam, e o local é utilizado preferencialmente para concertos e eventos culturais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPosteriormente, Eladio Laredo mudou-se para Madrid e para as Ilhas Canárias, locais onde deixou outras magníficas obras de sua valorizada arquitetura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s