Mercados de Santander

Um dos referentes comerciais, culturais e gastronômicos de Santander constituem seus  tradicionais mercados, alguns dos quais de grande importância não só na cidade, como também na Espanha. Dois dos mais conhecidos situam-se no centro, como o Mercado de la Esperanza, localizado atrás da Casa Consistorial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi projetado pelos arquitetos Eduardo Reynals e Juan Moya em 1897, mas inaugurado somente em 1904. Está considerado como um dos melhores exemplos da denominado Arquitetura de Ferro existentes no país, que se desenvolveu no final do século XIX e que repercutiu principalmente nas estações ferroviárias e também nos mercados municipais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste mercado continua exercendo suas atividades como tal (muitos outros mercados antigos se converteram em centros gastronômicos ) principalmente em relação à venda de pescados e mariscos. O Mercado de la Esperanza foi declarado Monumento Histórico-Artístico em 1977 por sua importância histórica e arquitetônica. Abaixo vemos o Escudo de Santander na parte superior do mercado…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Mercado del Este é outro dos mercados famosos da cidade. Foi construído por Antonio Zabaleta em 1840, e hoje é considerado como uma das primeiras galerias construídas na Espanha para uso exclusivamente comercial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Sua estrutura foi concebida segundo os critérios de ventilação e iluminação, bastante avançados para a época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma pena que o mercado foi reformado no ano 2000, uma intervenção que causou polêmica, pois conservou poucos elementos originais. Atualmente, o Mercado del Este é um centro comercial, com sala de exposições, lojas que vendem quadros e inclusive uma Oficina de Turismo. Alberga também o Museu de Pré-História e Arqueologia da Cantábria. Na fachada vemos um painel publicitário antigo que foi preservado, convidando os habitantes da cidade a realizarem excursões de navio ao continente americano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo principal restaurante do mercado também podemos observar fotos e quadros curiosos relacionados à vida marítima e a atividade comercial ligada ao Porto de Santander.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATive a oportunidade de comer duas vezes no restaurante, com uma excelente relação preço-qualidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMais afastado do centro e próximo à Praça de Touros de Santander se encontra o Mercado de México, que possui este nome devido à proximidade com a Praça do México. O mercado foi inaugurado em 1985, no mesmo local onde antes se erguia o matadouro da cidade, e continua exercendo sua atividade principal como local de abastecimento de alimentos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm minhas caminhadas pela cidade constantemente realizava o trajeto do Caminho do Norte, do qual a cidade faz parte…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

3 comentários Adicione o seu

  1. Deusarina disse:

    Magnífico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s