Banco Santander

Para muitos dos brasileiros, inclusive eu, a primeira menção da cidade de Santander se associa com a multinacional financeira espanhola, o Banco Santander, que possui importantes negócios no Brasil. Sua sede social, situada no Paseo de Pereda, na zona mais famosa da cidade, constitui um dos edifícios mais emblemáticos da capital da Cantábria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Banco Santander nasceu  da união de comerciantes que exportavam trigo e cereais  através do porto da cidade, além de importações com o continente americano. A data de sua fundação remonta ao ano 1857, quando a rainha Isabel II assinou o decreto que autorizava sua criação. Desde suas origens, foi uma instituição aberta ao exterior. O edifício onde se encontra sua sede social foi projetado pelo arquiteto Javier González Riancho, sobre uma construçao pré-existente, sendo reformado e ampliado ao longo dos anos para ser a sede do banco. Um dos problemas da reforma é que devia respeitar a rua que o atravessa, motivo pelo qual se adotou a solução de um grande arco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior do edifício, foram colocadas 4 esculturas, que representam as Artes, Ciências, Cultura, Comércio e Navegação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir de 1900 a instituição iniciou um ambicioso processo de expansão, incorporando entre o início do século e os anos 20 outras entidades bancárias. Em 1942 se instala em Madrid, centro financeiro do país e cinco anos depois inaugura sua primeira oficina representativa na América, na cidade de Havana, Cuba. Em 1950, se expande por toda a Espanha. Em 1957, se converteu no sétimo banco espanhol e  no final do século XX passou a ocupar a primeira posição do mercado financeiro do país. Em 1995, amplia seus negócios em vários países sul-americanos, como Argentina, México, Colômbia e Brasil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 2016, o Banco Santander contava com mais de 12 mil agências espalhadas pelo mundo, e quase 200 mil empregado, além de 125 milhões de clientes. Atualmente é o vigésimo banco do mundo em volume de ativos. A sede operariva da empresa se encontra na Cidade Financeira do Santander, situada na Província de Madrid, na qual trabalham cerca de 6 mil funcionários. Abaixo, vemos uma foto tirada do interior do grande arco…

OLYMPUS DIGITAL CAMERABem atrás do Edifício Santander vemos uma belíssima construção, também propriedade de uma entidade financeira. O edifício do Banco Mercantil foi construído em 1899 no estilo eclético, obra de Casimiro Pérez de la Riva, num momento de grande prosperidade econômica para a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício surpreende por sua enorme riqueza decorativa, sendo considerado um dos mais bonitos do centro histórico de Santander.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente o edifício pertence ao Banesto, outra entidade financeira. No próximo post, vocês terão a oportunidade de conhecer o Paseo e os Jardins de Pereda, a avenida mais famosa da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s