Comillas – Cantábria

Depois de conhecer a fundo Santander, aproveitei minha estadia na cidade para conhecer outras localidades da Comunidade da Cantábria que integram o Caminho do Norte. Um dos lugares escolhidos foi a vila de Comillas, local onde passei um dia estupendo. O motivo principal de minha escolha foi que em Comillas o genial arquiteto Antoni Gaudí realizou uma de suas poucas obras fora da Catalunha. No entanto, quando cheguei à cidade logo percebi que Comillas tinha muito mais a oferecer…

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom pouco mais de 2 mil habitantes, Comillas foi ao longo da história um povoado de pescadores. Os documentos mais antigos existentes que se referem à vila datam do século XI, embora foram queimados num incêndio. De fato, Comillas foi a capital das vilas marinheiras da costa cantábrica em relação à pesca de baleia, desde o século XVI até o XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir do final do século XIX, Comillas se transformou num local de veraneio para a aristocracia espanhola, principalmente depois das visitas realizadas pelo rei Alfonso XII, amigo pessoal do filho mais ilustre da cidade, Antonio López y López, que recebeu o título de Marquês de Comillas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara receber o monarca em 1881, a cidade se esforçou para se converter num lugar digno. Uma das principais medidas tomadas foi a instalação de uma rede de iluminação pública, fato que transformou a cidade na primeira em receber luz elétrica de toda a Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da segunda visita do rei Alfonso XII em 1882, Comillas passou a atrair uma grande quantidade de burgueses enriquecidos, desencadeando um processo construtivo realmente espetacular, que transformou sua paisagem urbana. Vários arquitetos famosos da Catalunha foram contratados para realizarem projetos de edifícios que  anunciariam poucos anos depois a eclosão do Estilo Modernista. Pouco a pouco irei publicando matérias sobre os principais monumentos construídos nesta fase. Mas um passeio pela cidade revela outra de suas facetas, o centro histórico declarado Conjunto Histórico-Artístico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de San Cristóbal, por exemplo, a principal da localidade, foi edificada a partir de 1640 e consagrada em 1831.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe estilo barroco, em seu exterior destaca a torre de 30m de altura, reconstruída depois que a anterior foi dinamitada durante a Guerra Civil Espanhola (1936/1939).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da igreja também foi afetado pela guerra, pois os retábulos que a decoravam foram queimados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar disso, vale a pena entrar na igreja e admirar as bôvedas de tradição gótica, considerada uma das melhores existentes na Cantábria, além de seu belo órgão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Praça da Constituição é a principal do centro antigo de Comillas

OLYMPUS DIGITAL CAMERANela podemos ver uma das duas portas da igreja, com uma imagem do santo titular, San Cristóbal (São Cristóvão, em português).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça está presidida por outro edifício histórico, o Antigo Ayuntamiento (prefeitura), construído em 1775 também no estilo barroco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa fachada destacam os três arcos de meio ponto, que suportam a parte superior do edifício, decorado com os escudos de armas de 5 arcebispos nascidos na vila. Por este motivo, Comillas é conhecida como a “Vila dos Arcebispos“.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do mais, no centro histórico podemos admirar várias casas senhoriais, a maioria com o escudo do proprietário…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts veremos as principais construções da cidade, relacionadas com o estilo modernista, não percam….

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s