San Vicente de la Barquera

Depois de passar todo o dia conhecendo Comillas, no dia seguinte peguei o mesmo ônibus para visitar outro povoado de interesse histórico, San Vicente de la Barquera, situado a apenas 3 km de Comillas. A primeira coisa que me impressionou deste pueblo de 4.500 habitantes foi sua espetacular localização e as belas paisagens que o rodeiam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACerca de 80 % do município pertence ao Parque Natural de Oyambre, de grande valor ecológico. O turismo representa a principal fonte de renda do povoado, graças às praias existentes ao redor e também para curtir sua esbelta natureza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASan Vicente de la Barquera, como as demais localidades que visitei nesta viagem à Cantábria, é uma vila costeira que integra o Caminho do Norte, também denominado Caminho da Costa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Ao longo dos séculos, muitos dos peregrinos que chegavam à vila se instalavam no albergue a eles dedicado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAinda hoje podemos ver os restos de um hospital de peregrinos, construído entre os séculos XV e XVI (Hospital de la Concepción).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara que os peregrinos pudessem cruzar a zona alagada da cidade, se construiu a chamada Ponte de la Maza no século XV, sobre uma anterior feita de madeira. Com cerca de 500m, tornou-se uma das pontes mais largas de sua época. Atualmente, existem poucos  de veículos que a atravessam, pois serve de acesso apenas a algumas praias e pequenas localidades próximas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAntes da construção da ponte, os barcos transportavam os peregrinos, daí a denominação Barquera no nome da cidade. Ao longo de sua histórica, presenciou fatos marcantes, como receber o Imperador Carlos I quando pisou por primeira vez a Espanha. O período auge de San Vicente de la Barquera ocorreu a partir do século XIII, devido à importância de sua atividade pesqueira e o comércio marítimo. Formou parte também da denominada 4 Vilas do Mar, junto com Castro Urdiales, Laredo e Santander.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, veremos o centro histórico da vila, declarado Conjunto Histórico-Artístico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s