Um Passeio por Lugo

Durante os séculos XVII, XVIII e XIX, coincidindo com o desenvolvimento das correntes artísticas barroca e neoclássica, Lugo experimentou um grande crescimento. Muitas das construções desta época podem ser vistas num passeio pelo centro histórico da cidade, representativas tanto da arquitetura religiosa, quanto da civil. Os bispos de Lugo foram importantes patrocinadores imobiliários, deixando um legado construtivo fundamental na paisagem urbana de Lugo. Um exemplo é o Palácio Arcebispal, construído no início do século XVIII e situado em frente à catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro exemplo da arquitetura civil barroca de Lugo é a Casa Consistorial, localizada na Praça Maior da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConsiderada como uma das principais obras do barroco civil em toda a Galícia, a Casa Consistorial de Lugo foi construída em 1738, segundo o projeto de Lucas Ferro Caaveiro. A fachada está simetricamente dividida por uma pilastra central que serve de apoio ao escudo que a preside. Duas pequenas torres foram colocadas nos extremos da fachada. A denominada Torre do Relógio foi incorporada ao edifício em 1871.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1757, o Bispo Izquierdo financiou o processo construtivo da antiga prisão de Lugo, finalizada 40 anos depois. Apesar das inúmeras reformas realizadas, ainda podemos ver o edifício com alguns elementos originais, como a torre…

OLYMPUS DIGITAL CAMERADentro da arquitetura religiosa, o estilo barroco foi responsável por vários dos templos que integram o patrimônio histórico-artístico de Lugo, como a Igreja de San Froilán, dedicada ao Santo Padroeiro da cidade. Originalmente era uma capela vinculada ao Hospital de San Bartolomé, fundado em 1621. O templo atual foi construído em 1768. Devido a um incêndio sucedido em 1878, o hospital desapareceu e a igreja se converteu na Paróquia de San Froilán.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa fachada da igreja vemos em sua parte superior o escudo do bispo construtor e uma escultura de San Rafael no centro, considerado o arcanjo médico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe final do século XVIII é a bela Capela do Carmem, edificada no bairro onde nasceu San Froilán, já dentro do estilo neoclássica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém de Lugo, San Froilán (833/905) é também padroeiro da cidade de León, da qual foi bispo. Apesar de que recebeu uma refinada educação, com 18 anos sentiu-se atraído pela vida religiosa. No entanto, a dúvida sobre qual forma de vida levar fez com que  decidisse submeter-se à vontade de Deus. Pegou uma brasa acesa e a colocou na boca. Ao não queimar-se interpretou o fato como um desígnio para seguir o caminho religioso. Passou a predicar e a ter vida uma vida de eremita. Fundou vários monastérios e no ano 900 foi nomeado Bispo de León, ocupando o cargo até sua morte. Já o padroeiro de Espanha, o Apóstolo Santiago, também possui um templo em Lugo a ele dedicado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santiago “A Nova” recebeu esta denominação em 1859, pois antigamente pertencia ao desaparecido Convento Dominicano, que se instalou no local em 1363. Chamava-se Igreja de Santa Maria “A Nova”, para diferenciar-se da titularidade da Catedral, também dedicada à Virgem . A igreja atual é do século XVIII e sua fachada foi remodelada na estética neoclássica em 1914. Apresenta uma grande austeridade, sem qualquer tipo de elemento decorativo. Abaixo, vemos uma foto do interior da igreja e outra com o retábulo de Santiago, representado em uma de suas variantes mais conhecidas, Santiago Matamouros

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s