Benavente – Castilla y León

Lugo está situada a cerca de 500 km de Madrid. No meio do caminho entre ambas cidades situa-se Benavente, pertencente a Província de Zamora (Comunidade de Castilla y León), a última etapa de minha viagem pelo norte e noroeste da Espanha. Benavente é uma cidade que conta com um interessante patrimônio histórico-artístico, com destaque para duas belíssimas igrejas românicas. A cidade sempre foi um cruzamento de caminhos que ligam a zona central e sul com a região noroeste do país. Um dos mais conhecidos é a denominada Vía de la Plata, uma variante do Caminho de Santiago que passa pela cidade. O peregrino que deseje realizar esta rota deverá iniciá-la em Sevilha ou Mérida e chegar a Astorga, no norte do país, para então pegar o Caminho Francês que o levará até Santiago de Compostela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABenavente foi palco de vários acontecimentos históricos relevantes. Em 1230 foi cenário do chamado “Convênio de Benavente“, que possibilitou a união dos reinos de Castilla e León, durante o reinado de Fernando III. Um dos grandes benfeitores da cidade foi Fernando II, que a repovoou e lhe concedeu um foro em 1167. Em 1398, reinando Enrique III, Benavente passa a ser um Condado pertencente a D.Juan Alonso Pimentel, cuja nobre dinastia se manteve vinculada à cidade até o século XIX. Atualmente, Benavente é um dos principais centros econômicos da província, tanto por seu dinamismo quanto por sua estratégica localizaçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos monumentos mais importantes da cidade é a Torre do Carracol, uma das poucas partes conservadas do antigo Castelo da Mota, propriedade dos Condes de Benavente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Castelo da Mota foi considerado uma das fortalezas mais suntuosas da Espanha, segundo os testemunhos de viajantes que visitaram o local. Infelizmente foi destruído pelos franceses durante a Guerra da Independência no início do século XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Torre do Caracol foi construída no princípio do século XVI pelos IV e V Condes de Benavente, combinado elementos do gótico e do renascimento. Atualmente integra as dependências do Parador de Turismo da cidade (rede hoteleira que se caracteriza por instalar seus estabelecimentos em edifícios históricos). A fachada principal conserva ainda o escudo dos proprietários…

OLYMPUS DIGITAL CAMERASempre que possível, visito os Paradores Nacionais para tomar um café e visitar algumas de suas dependências. O interior do Parador de Benavente é belíssimo, e pude tirar várias fotos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos destaques da torre é o artesanato mudéjar que decora uma de suas salas, procedente de um antigo convento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Torre do Caracol foi declarada Monumento Nacional por sua importância histórica e artística.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra construção famosa de Benavente é o Hospital da Piedade, edificado como hospital de peregrinos pelo V Conde de Benavente e sua esposa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEmbora sua fachada esteja decorada com elementos próprios da Arte Gótica, é considerada um excelente exemplo da primeira fase do Renascimento Espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte central da fachada vemos uma escultura que representa a Piedade, franqueada pelos escudos dos fundadores. Na parte superior, uma concha recorda sua ligação como hospital de peregrinos.  Hoje em dia acolhe um asilo para idosos, mas é possível visitar seu belo pátio interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s