Igreja de San Juan del Mercado – Benavente

A outra igreja de origem românica de Benavente é a Igreja de San Juan del Mercado, também situada no centro da cidade.

20171013_121755Desta belíssima igreja, se sabe exatamente a data em que começou a ser construída, no ano de 1182, através dos documentos existentes. Seu nome é uma referência a que pertenceu a Ordem dos Hospitalários de San Juan, que colaborou ajudando financeiramente em sua construção. Da mesma forma que a Igreja de Santa María del Azogue, estava situada próximo ao mercado que se realizava na cidade em plena Idade Média. O templo possui três portas do mais puro estilo românico. Duas delas foram decoradas com figuras geométricas, motivos florais e animais.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA outra porta é uma verdadeira maravilha do estilo, com uma grande riqueza escultórica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cena principal aparece no tímpano, com o tema da Epifania. No centro vemos a Virgem Maria segurando o Menino Jesus. À esquerda, os Reis Magos apresentam suas oferendas e no lado direito, vemos a São José apoiado num bastão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm uma das arquivoltas foram representadas cenas relacionadas ao Nascimento de Jesus. No centro vemos a anjos anunciando o acontecimento e a Estrela de Belém. Nas colunas de ambos os lados da porta aparecem os profetas, como Moisés, David e Sao Joao Batista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACuriosos capitéis completam o conjunto, inspirado no famoso Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo foi edificado originalmente em pedra e finalizado posteriormente com tijolo, como podemos observar na primeira foto da matéria. Também românico sao os ábsides da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs ábsides estão escondidos e para que eu pudesse vê-los tive que entrar no edifício que se situa em uma das laterais da igreja, à direita na foto abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos um dos capitéis românicos que decoram um dos três ábsides que formam a estrutura da igreja…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da igreja é muito bonito. A seguir, vemos imagens da nave central e do teto, talhado em madeira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANos bancos aparecem a cruz da Ordem dos Hospitalários, como vemos acima, e também nos vitrais….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da igreja foi construído no período gótico, momento em que foi esculpida no século XIII esta imagem de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas do Altar Maior foram realizadas provavelmente no século XV, e representam o Batismo de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACom esta matéria finalizo minha estadia em Benavente e minha viagem pelo norte e noroeste da Espanha. Em breve, publicarei mais lugares interessantes pelo país. Obrigado a todos (as) por me acompanharem e “un saludo”, como dizem os espanhóis…

Deixe um comentário