Aeroporto de Barajas – Madrid

A Espanha é um dos países mais visitados de todo o mundo. Em 2016, ficou em segundo lugar, juntamente com os Estados Unidos, e recebeu aproximadamente 75 milhões de turistas ao longo do ano. O país que mais recebeu visitantes foi a França, com cerca de 82 milhões. As pessoas que aterrizam em Madrid chegam à capital espanhola pelo  Aeroporto Adolfo Suárez-Barajas, uma das portas de entrada a Europa desde o Brasil. O Aeroporto de Madrid está situado no Distrito de Barajas, na zona nordeste da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm relação ao número de passageiros, o Aeroporto de Madrid é o primeiro do país, o quinto da Europa e o vigésimo quarto do mundo (50 milhões de passageiros em 2016, dos quais 36 milhões estrangeiros e 14 milhões de turistas nacionais). É considerado o aeroporto europeu com a maior quantidade de conexões com a América Latina e base de operações da Companhia Aérea Ibéria, empresa espanhola dominante no aeroporto, com quase a metade do total de passageiros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Aeroporto foi aberto ao tráfego aéreo em 1931, e seu projeto construtivo foi realizado pelo arquiteto Luis Gutiérrez Soto, de grande importância na paisagem urbana de Madrid. A primeira linha aérea regular no aeroporto foi estabelecida pela empresa aérea do serviço postal espanhol (LAPE), com um vôo entre Madrid e Barcelona. Ao longo dos anos, o aeroporto foi ampliado inúmeras vezes, devido à saturação de passageiros a que foi submetido, verificado principalmente a partir do boom turístico sucedido no país a partir dos anos 60. Em 1953 se constrói o terminal nacional, atual T2.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos anos 70, com a chegada dos Boeings 474, o aeroporto alcança a cifra de 4 milhões de passageiros ao ano e inicia a construção de um terminal internacional, atual T1. Em 1974, Iberia inaugura a Ponte Aérea Madrid-Barcelona, que atualmente possui a maior quantidade de vôos semanais de todo o mundo unindo duas cidades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Aeroporto Internacional de Madrid sempre foi conhecido pelo nome do distrito onde se localiza (Barajas), mas em 2014 passou a ser chamado de Aeroporto Adolfo Suárez-Barajas, em homenagem ao primeiro presidente do governo da Espanha depois da restauração da democracia, falecido em 23/3/2014. Atualmente, possui 3 torres de controle e 4 terminais mais um satélite (T1,T2,T3,T4 e T4S), um terminal exclusivo para cargas e outro executivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm serviço regular de ônibus gratuito une os diversos terminais do aeroporto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 2015, a rota internacional mais movimentada do aeroporto foi a que liga Madrid com Londres (Heathrow), com mais de 1 milhão e trezentos mil passageiros no ano. A linha Madrid-São Paulo (Guarulhos) ficou em décimo terceiro lugar, com cerca de 680 mil passageiros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde o centro de Madrid existem várias opções de transporte ao Aeroporto. A linha 8 da Rede Metroviária da cidade possui estações nos 4 terminais do aeroporto. O custo é de 5 euros (2 euros do bilhete mais 3 euros de suplemento obrigatório para aceder ao aeroporto).

20151028_120016OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Aeroporto de Madrid possui também linhas de trem para as estações ferroviárias de Atocha e Chamartín, as duas principais da cidade (linha C-1). Desde o centro da cidade existem ônibus que conectam com o aeroporto. De táxi, o valor é de aproximadamente 30 euros do centro ao aeroporto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, publicarei uma matéria sobre o Terminal 4 (T4) do Aeroporto de Madrid, de grande beleza e inovação arquitetônica.

1 comentário Adicione o seu

  1. Vera Schmitz disse:

    você esqueceu de fotografar por dentro, aquela estrutura linda, colorida por onde a gente desembarca. Achei show.

    Abraços Roberto. Madri deixou saudades. Vera Schmitz

    Livre de vírus. http://www.avast.com .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s