Distrito de Barajas – Madrid

O crescimento populacional da cidade de Madrid no século XX foi enorme. Um dos principais motivos para tanto foi a incorporação de 13 municípios situados nas proximidades da capital, que hoje em dia integram um dos 21 distritos que formam a divisão administrativa da cidade. Este processo ocorreu entre 1948 e 1954, e uma das cidades anexionadas foi a antiga Vila de Barajas, integrada a Madrid em 1949.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm apenas 6 anos, a cidade cresceu de forma exponencial, passando de aproximadamente 70 quilômetros quadrados a uma superfície de 540 quilômetros quadrados, e uma população de 1 milhão e duzentos mil habitantes a um milhão quinhentos e trinta mil habitantes. O Distrito de Barajas também experimentou um grande crescimento demográfico em virtude de sua proximidade com o Aeroporto de Madrid (a foto acima, que  nos mostra uma imagem da antiga cidade, foi tirada do Aeroporto). O núcleo central do distrito corresponde ao Centro Histórico da antiga Vila de Barajas, que vale a pena ser conhecido. Está presidido por sua Plaza Mayor, que começou a configurar-se no século XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça possui uma planta retangular, e três de seus lados estão formados por galerias sustentadas por colunas feitas de pedra, muitas delas originais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça é o principal ponto de encontro de seus habitantes, com bares e restaurantes…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs postes de iluminação foram construídos em 1832, durante o reinado de Fernando VII, como podemos observar no detalhe abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADa Plaza Mayor temos uma bela vista do principal templo da zona, a Igreja de San Pedro Apóstol, originária do século XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu aspecto atual e a torre construída com tijolo pertence ao século XVII, apesar das reformas realizadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém de tijolo é o Centro Sócio Cultural Vila de Barajas

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe grande importância é a Ermita de N.Sra de la Soledad, que alberga a imagem da padroeira da vila, de grande devoção popular, a Virgen de la Soledad (Virgem da Solidão, em português).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERARestaurada em 2013, esta emblemática construção foi iniciada no século XVI. Como aspecto curioso, parece que é a única ermita de todo o mundo situada numa rotatória…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA Devido a sua proximidade com o Aeroporto de Barajas, possui uma grande rede hoteleira. Uma das principais queixas de seus habitantes é o ruído ocasionado pelo intenso tráfego aéreo da zona…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s