Arenas de San Pedro – Província de Ávila

Um dos melhores aspectos de viver em Madrid é sua localização estratégica, no centro da Península Ibérica. Ao ser a capital da Espanha, está bem comunicada com o resto do país, e muitos passeios podem ser realizados ao redor da cidade num raio de cerca de 150 km, num bate volta que permite conhecer diversos lugares interessantes do ponto de vista histórico. Neste mês, peguei um ônibus na Estação de Méndez Álvaro e fui conhecer a bela cidade de Arenas de San Pedro, um município situado ao sul da Província de Ávila (Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom cerca de 6.500 habitantes, boa parte do município está situado dentro do Parque Regional da Serra de Gredos, uma reserva natural excelente para a prática do ecoturismo. No inverno, as temperaturas na serra frequentemente alcançam temperaturas negativas com muitas nevadas, algo que nao costuma ocorrer no povoado, ao estar situado no meio de um vale, o Vale de Tiétar, que recebe o nome do rio que atravessa a comarca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Rio Tiétar nasce no alto da Serra de Gredos, que vemos ao fundo na foto acima, integrando a Bacia Hidrográfica do Rio Tajo. Uma bela ponte construída no período gótico constitui um dos cartões postais da vila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta ponte medieval, além de permitir cruzar o rio, foi utilizada com funções econômicas, já que os viajantes e as carruagens que por ela cruzavam tinham que pagar um imposto sobre a comercialização do gado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstá composta por três arcos, o central de maior envergadura que os laterais…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAArenas de San Pedro é um município de origem medieval, e recebeu o título de vila em 1393, durante o reinado de Enrique III. O nome Arenas é uma referência aos areias que se formam nas margens do rio, e San Pedro uma homenagem a San Pedro Alcántara, padroeiro da cidade que nela viveu no século XVI. Um dos monumentos mais famosos da cidade é seu imponente castelo, que veremos num post especial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo longo de sua história, o povoado foi saqueado e incendiado diversas vezes, como na Guerra da Independência do início do século XIX, quando foi ocupada pelas tropas do Imperador Napoleão Bonaparte. Por este motivo, em seu escudo aparece o castelo sendo incendiado (algo que de fato nunca chegou a ocorrer) e o lema “Sempre incendiada e sempre fiel“.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o Edifício da Prefeitura (Ayuntamiento),  onde foi colocada uma placa em homenagem aos defensores da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO principal monumento religioso de Arenas de San Pedro é a Igreja Paroquial de N.Sra da Assunção, construída no estilo gótico no final do século XIV e início do XV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA esbelta torre foi construída posteriormente (século XVI), no estilo renascentista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm uma de suas portas se realizava, na Idade Média, o conselho da cidade, como indica a placa colocada num dos muros da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAntes de visitar o Castelo de Arenas, dei um pulo na Praça de Touros da localidade, construída em 1961.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAContinuaremos nossa visita por Arenas de San Pedro no próximo post…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s