Um Passeio por Urueña

Permaneci na cidade de Urueña cerca de 6 horas, tempo quase que insuficiente para conhecer o povoado e seus interessantíssimos museus. Apesar de suas reduzidas dimensões, foi um verdadeiro prazer caminhar por suas ruas e descobrir o encanto desta vila medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas antigas casas com os escudos dos proprietários podem ser vistas num passeio pela cidade, como vemos na foto acima. A Igreja Paroquial de Santa María del Azougue é a única existente em Urueña.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste templo foi construído a partir do século XVI, combinado os estilos gótico e renascentista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar de modesto, seu interior guarda obras de interesse, como esta escultura de “Cristo preso à coluna” realizada pelo artista Andrés Solanes, discípulo do grande escultor barroco Gregorio Fernández.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Retábulo Maior foi realizado em 1671…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma antiga Pia Batismal

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma imagem da cobertura do templo….

OLYMPUS DIGITAL CAMERACaminhando pelo povoado, pude observar vários detalhes de sua arquitetura popular.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir vemos o Edifício da Prefeitura de Urueña, que também funciona como a sede da Oficina de Turismo, um bom ponto de partida para conhecer o pueblo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs muralhas medievais que cercam o povoado constituem uma presença constante num passeio pela cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANesta comarca da Província de Valladolid é muito comum a existência de Palomares, como são conhecidos os refúgios para as pombas (paloma, em espanhol). Possuem uma estrutura circular, e pude observar vários deles pelos campos da região.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas ruas possuem nomes verdadeiramente curiosos, como a que vemos a seguir, sobre aquelas pessoas que se dedicam à compra e venda de ovos (recoveros).

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts, realizarei matérias sobre os Museus de Urueña, que divulgam os costumes e tradições do povoado e da Província de Valladolid.

1 comentário Adicione o seu

  1. linda cidade, fiquei intrigado com esses Palomares…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s