Córdoba – Capital de Al Andalus

No ano 711 dC, os exércitos árabes e bereberes invadiram a Península Ibérica desde o norte da África e conquistaram o decadente Reino Visigodo. Em menos de 7 anos, praticamente todo o território estava sob seu poder. Inicia-se uma fase de grande importância para a história de Espanha e, particularmente, para Córdoba. A cidade é conquistada no mesmo ano e pouco tempo depois, em 716 dC, foi escolhida como capital do Império Árabe do Ocidente, chamado de Al Andalus, papel que desempenhou até o começo do século XI, apesar que a ocupação muçulmana se perpetuou na cidade até 1236. A cidade passa a denominar-se Madinat Qurtuba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO esplendor árabe inicia-se durante o governo de Abderramán I (731/788), último sobrevivente da dinastia dos Omeya de Damasco (Síria). Em 756 dC, funda o Emirato Independente de Al Andalus, criando um estado forte e centralizado, facilitando a ascensão ao poder de outros membros da dinastia. Um dos emires de Córdoba, Muhammad I, funda a cidade de Madrid aproximadamente no ano 860 dC. Abaixo, vemos capitéis do período emiral (século IX), pertencente ao acervo do Museu Arqueológico de Córdoba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbderramán I inicia a construçao da mesquita em 756 dC, mas o grande esplendor da cidade ocorre a partir do governo de Abderramán III (891/961 dC), que se autoproclama Califa, dando origem ao Califato de Córdoba em 929 dC, que se prolonga até 1031. Abderramán III rompe os antigos laços com o Oriente e começa uma fase de grandes construções pela cidade, como a ampliação que realizou na mesquita (sobre ela publicarei matérias especiais). Abaixo, vemos peças de cerâmica do período califal, também pertencente ao Museu Arqueológico de Córdoba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo século X, chegou a contar com uma população estimada entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, transformando-se na maior, mais culta e opulenta de todo o mundo, sendo comparada somente com Bagdá e Constantinopla. Este grande momento de sua história se refletiu no desenvolvimento artístico e científico. Contou com uma famosa universidade e uma biblioteca que possuía cerca de 400 mil volumes. O nível de alfabetização era alto, graças as 27 escolas espalhadas pela cidade. Estava adornada com jardins, cascatas e lagos artificiais, e possuía uma grande quantidade de fontes, iluminação pública e rede de saneamento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMediante um aqueduto, se abastecia de água as fontes e banhos públicos da cidade que, segundo os cronistas, chegou a contar com 700 !!!! Um destes banhos da época califal pode ser visitado atualmente, sendo considerado o mais importante (em Córdoba se conservam 5 banhos da época árabe).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste banho foi construído durante o Califato de Córdoba para o desfrute do califa e de sua corte. Estava situado junto ao desaparecido Alcázar Árabe, ao qual pertencia. Seguia o modelo dos banhos romanos, com salas frias, temperadas e quentes, e as estâncias eram cobertas com bôvedas suportadas por arcos rematados com capitéis de mármore, como o que vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA limpeza corporal e ritual era e continua sendo uma prática fundamental da cultura islâmica. Precediam a oração, além de constituir um ato social.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstes banhos eram denominados de Hammam, e este concretamente serviu também como harém para o califa. Encontrado acidentalmente em 1903, foi aberto como museu em 2006.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma maquete do Banho Califal de Córdoba

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs cemitérios em época islâmica estavam situados na periferia do núcleo urbano. As tumbas eram austeras, sendo pouco comum a existência de grandes sepulcros. Abaixo, vemos lápides de algumas tumbas, decoradas com inscriçoes (Museu Arqueológico de Córdoba).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s