A Judería de Córdoba – Parte 2

Durante séculos Córdoba ficou conhecida como a capital de Sefarad, termo de origem bíblico que as fontes hebraicas designam a Península Ibérica. Do seu nome procede o termo Sefardíes, como se conhecem os descendentes da comunidade judaica originários de Portugal e Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo post de hoje faremos um “passeio” pela Judería de Córdoba, conhecendo algumas de suas construções mais importantes, como o denominado Patio del Zoco, um centro artesanal situado no coração do bairro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO termo “Zoco” é uma tradução do castelhano para uma palavra árabe que significa mercado (Suq). Inaugurado nos anos 50 do século passado com o objetivo de recuperar a antiga tradição artesanal da cidade, está situado  numa casa do século XVI com um interessante pátio interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA idéia original da criação deste centro continua em vigor, a fabricação no local e  a comercialização de seus produtos diretamente para o público, sem intermediários. Podemos encontrar uma grande variedade de produtos em suas lojas, feitos de prata, madeira, cerâmica, couro, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACórdoba é uma cidade com grande tradição taurina, como as demais cidades andaluzas. Bem próximo ao Pátio del Zoco podemos conhecer o Museu Taurino, que aborda a histórica relação da cidade com o mundo dos Touros, bem como seus personagens mais conhecidos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATambém situado numa casa antiga, o museu possui um belo pátio…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO pátio está presidido pela bela escultura de um touro e o busto de um dos toureiros mais famosos de todos os tempos, Manuel Laureano Rodríguez Sánchez, mais conhecido como “Manolete“.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAManolete nasceu em Córdoba no ano de 1917, membro de uma família de toureiros, como o pai, o avô e o tio. Seu estilo elegante influenciou a arte de torear, sendo considerado por muitos como o maior toureiro da história. Sua morte na Praça de Touros de Linares (município da Província de Jaén, Comunidade de Andaluzia) em 1947 causou uma grande comoção no país. Manolete recebeu uma corneada de um touro de quase 500 kg, que causou uma hemorragia incessante, vindo a falecer na madrugada do dia seguinte. Tive a sorte de encontrar na Judería de Córdoba uma cópia do cartaz original feito com azulejos, anunciando a fatídica corrida de touros…

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua casa em Córdoba ainda permanece de pé, mas não tive a ocasião de conhecê-la. No entanto, pude contemplar um monumento em sua homenagem, situado fora da judería, mas que aproveito para compartir com vocês. Esta bela escultura foi realizada pelo artista Manuel Álvarez Laviada e inaugurada em 1956. A execução da obra foi paga com a realização de uma Corrida de Touros na cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERARetornando à Judería, em 1704 uma epidemia de peste assolou a cidade, e as autoridades locais se deram conta da escassez de centros assistenciais na cidade. Se promoveu então a construção do Hospital do Cardenal Salazar, cujo projeto barroco se deve ao arquiteto Francisco Hurtado Izquierdo. Atualmente o edifício é a sede da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Córdoba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe grande interesse histórico e artístico, a Capela de San Bartolomé, construída entre 1399 e 1410 no estilo mudéjar, fez parte do antigo hospital. Abaixo, vemos a porta de entrada da capela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior é belíssimo, decorado com cerâmicas dentro da tradição mudéjar

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Capela de San Bartolomé manteve suas funções religiosas até o século XVII, e em 1931 foi declarada Bem de Interesse Cultural na categoria de monumento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s