O Palácio de Viana – Córdoba

De todos os palácios existentes em Córdoba, o Palácio de Viana é seguramente o mais famoso e visitado, e razões não faltam para isso. Seu nome é uma referência a um de seus proprietários, e desde sua origem no século XV até o XX, o palácio teve 18 deles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADeclarado Monumento Histórico-Artístico em 1981, sua fama se deve principalmente aos 12 pátios interiores que possui, motivo pelo qual também recebeu a distinção de Jardim Histórico-Artístico dois anos depois. Acima vemos sua fachada de estilo renascentista, atribuída ao arquiteto Juan de Ochoa. A visita que se realiza inclui todos os pátios, bem como algumas de suas dependências.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm palácio deste porte, com esta incrível quantidade de pátios, somente foi possível numa cidade como Córdoba, em que os pátios representam uma longa tradição na aquitetura de suas residências. O primeiro que se visita é o denominado Pátio de Recibo, o principal acesso ao seu interior. Visível desde a praça onde se localiza o palácio, sua característica principal é a harmonia entre arquitetura e jardinagem. Pertence ao século XVI, e sua função mais importante é impressionar e mostrar a nobreza dos proprietários.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAnexo ao Pátio de Recibo situa-se a parte destinada às Caballerizas, um espaço destinado a acolher as carruagens e os cavalos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos dos pátios cordobeses cumprem a função de área de serviço comunitárias. A manutenção do mesmo é realizada pelas famílias que habitam o espaço, pois em muitas casas viviam mais de uma família. Um exemplo é o Pátio de los Gatos do Palácio de Viana, com a presença de um poço e um tanque de lavar roupa. Destaca sua bela decoração floral, como em todos os pátios da cidade. Seu nome se explica pela presença de gatos nesta parte da casa…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA cozinha situa-se estrategicamente ao lado deste pátio…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO denominado Pátio de los Naranjos (laranjeiras, em espanhol) recorda os pátios espanhóis de tradição muçulmana, por seu ambiente intimista, estando fechado ao exterior, e pela presença de flores, frutas e água. Proveniente de zonas áridas, a cultura muçulmana recriava nestes pátios uma espécie de oásis no meio do deserto, buscando, através da experiência sensorial, uma introspecção que favorecia a comunhão com o divino e a tranquilidade de espírito pela contemplação da natureza. Além de sua função estética, se agregou nos pátios e jardins o aproveitamento agrícola com técnicas avançadas para o aproveitamento da água e a aclimatação de novas espécies botânicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das imagens mais conhecidas do palácio está constituída pelo Pátio de las Rejas. Do século XVII, encontra-se aberto ao mundo exterior pela presença de janelas decoradas com Rejas, uma espécie de estrutura metálica decorativa que separa e fecha dois espaços distintos. Desde a rua as pessoas podiam observar a imponência desta residência nobre, demonstrando o poder da família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACriado no período barroco (século XVIII), o Pátio de la Madama possui uma função estética e recreativa. Foi concebido para ser contemplado desde o interior, principalmente desde o dormitório do proprietário, situado no andar superior do palácio. Seu nome é uma referência a escultura de uma ninfa situada no centro. A presença de estátuas de divindades nos jardins foi comum na época romana e durante o Renascimento. No Barroco, voltaram a ficar em moda as estátuas de divindades mitológicas como a ninfa que decora esta fonte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post publicarei a segunda parte deste incrível palácio de Córdoba….

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s