O Triunfo de San Rafael – Córdoba

Continuando nossos passeios por Córdoba, hoje veremos outros monumentos e lugares representativos da intensa devoção popular que podemos observar na cidade. Um destes locais é a Plaza del Cristo de los Faroles (original em espanhol).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO nome da praça, uma das mais queridas da cidade, se deve a uma escultura denominada de Cristo de los faroles, que a preside. Esta imagem de Cristo foi realizada em 1794 pelo escultor Juan Navarro León, estando cercada por 8 luminárias (faroles).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO local também é denominado de Plaza de los Capuchinos, desde que se fundou um Convento pertencente a esta ordem religiosa no século XVII. Abaixo, vemos uma pintura no interior da igreja, em que se representa a famosa escultura do Cristo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça acolhe outro monumento histórico, o antigo Hospital de San Juan y San Jacinto, fundado em 1596. A igreja barroca do hospital pertence ao século XVIII, sendo conhecida como a Iglesia de las Dolores, por uma imagem da Virgem de las Dolores que vemos em sua fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, poucas imagens recebem tanta devoção quanto as inúmeras existentes na cidade que estão dedicadas ao Arcanjo São Rafael. Considerado um anjo curador, foi adotado pela cidade como seu santo padroeiro, depois que uma epidemia de peste assolou a cidade em 1649. A imagem representativa de seu triunfo preside os principais locais públicos da cidade, como a que vemos a seguir, situada junto a Mesquita-Catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos mais conhecidos da cidade, este monumento em homenagem a São Rafael foi realizado em 1781. Em sua base, estátuas feitas com mármore branco representam santos mártires, como Santa Bárbara.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Ponte Romana de Córdoba foi colocada uma imagem do arcanjo e as velas que vemos representam um símbolo da veneração dos cordobeses pelo santo. Esta imagem é a mais antiga da cidade, de 1651.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Arcanjo São Rafael também é conhecido como o santo protetor dos viajantes e comerciantes. Um de seus principais atributos é o peixe, símbolo de seu poder curativo. A origem deste tipo de representaçoes se encontra na Arte Barroca, que incentivou a devoção aos santos católicos através de imagens. De 1763 é este outro monumento dedicado ao arcanjo, situado na Plaza de Aguayos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa Plaza de la Compañia vemos outro Triunfo de San Rafael, de 1736, patrocinado pelos próprios habitantes da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADa mesma forma que Madrid, em Córdoba vale a pena conhecer as tabernas, nas quais podemos saborear a gastronomia local. Uma das mais famosas é a Casa El Pisto, fundada em 1880.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo ocorre tradicionalmente, sua decoração interior está baseada em elementos taurinos, como as corridas de touros (touradas), cartazes de divulgação e os grandes toureiros da cidade, como Manolete

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAproveitei a oportunidade de visitar a taberna e provei uma deliciosa ensalada de salpicón (em espanhol)…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs próximas matérias estarão dedicadas aos Pátios de Córdoba, uma das principais atrações da cidade…não percam !!!!

1 comentário Adicione o seu

  1. Rúbia Pittondo disse:

    Muito bom! Nós guias da folga não falam nada de São Rafael! Valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s