Os Pátios de Córdoba – Parte 2

Os Pátios de Córdoba ficaram famosos, em grande parte, graças ao impulso proporcionado pelo concurso municipal que se realiza anualmente na primeira quinzena do mês de maio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO primeiro concurso dos mais belos Pátios de Córdoba ocorreu em 1921, e o festival foi declarado de Interesse Turístico Nacional em 1980. Em 1974 foi criada a Associação dos Amigos dos Pátios Cordobeses, que divulga a festa e a beleza destes encantadores lugares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante o festival, os proprietários das casas  decoram com esmero seus pátios, tornando-os ainda mais bonitos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo comentei no post anterior, muitos pátios da cidade encontram-se abertos à visitação pública. Além do mais, existem percursos pagos onde se podem conhecer os pátios particulares de outras residências, a grande maioria deles vencedores de concursos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO denominado Bairro de San Basilio, próxima a zona monumental da cidade, concentra vários destes pátios incluídos nestas visitas pagas. Em minha viagem por Córdoba, realizei duas destas rotas, sendo que cada uma custa 5 euros aproximadamente, com direito a visitar 5 pátios cada uma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAo iniciar a rota prévio pagamento da visita, recebemos um folheto com o endereço de cada pátio que podemos visitar. O proprietário (a) de cada casa nos recepciona e nos conta a história do pátio e outros aspectos curiosos do mesmo, como suas peças históricas, como as fontes, poços, objetos relacionados à limpeza, colunas que datam da época romana, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASe algo chama a atenção dos proprietários é a simpatia e amabilidade de todos eles (as). Num dos pátios, fui recepcionado com uma taça de vinho, um detalhe que tornou a visita ainda mais agradável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos objetos históricos que se destacam por sua curiosidade fazem parte da visita, como esta espécie de filtro formado pelos recipientes que vemos abaixo. A água do poço é colocado nos recipientes da parte superior do móvel, que vai filtrando a água aos recipientes situados justo embaixo. Finalmente, a água que se consome é a que está no recipiente da parte inferior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara finalizar a matéria, gostaria de enaltecer a paz de espírito que sentimos nos Pátios de Córdoba, favorecida pela contemplaçao de sua beleza, o aroma das flores e árvores frutíferas que o compõem, além da tranquilidade que reina nestes imperdíveis lugares da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s