Igrejas Históricas de Córdoba- Parte 2

Continuando a matéria sobre as Igrejas Históricas de Córdoba, no post de hoje veremos mais alguns templos que se destacam por sua relevância ao longo dos séculos e que atualmente fazem parte do patrimônio histórico da cidade. A Real Iglesia de San Pablo (original em espanhol) formava parte de um antigo convento dominicano, e foi edificada onde no período romano se localizava o Circo e na época muçulmana um palácio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO convento foi derrubado em 1848, pois se encontrava em mau estado depois da ocupação  francesa do início do século XIX, que o transformou em quartel. A igreja é a única parte conservada, e na foto acima vemos a fachada principal, do século XVI, com a imagem do Apóstolo Paulo. Saulo, que depois de sua conversão adotou o nome de Paulo, fazia parte de uma família judia bem posicionada. Inicialmente perseguidor dos cristãos, Jesus apareceu diante dele e transformou sua vida. A partir de então, realizou um trabalho de difusão do cristianismo. Por ser cidadão romano, ao ser martirizado foi decapitado, ao invés de ser crucificado. Abaixo, vemos a bela roseta que se eleva na parte superior da fachada principal da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo está presidido por uma porta barroca, construída em 1706, testemunho do antigo caráter conventual do templo. Infelizmente, não pude visitar seu interior, pois estava fechado…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Paróquia de San Andrés foi fundada no século XIII, sendo considerada portanto outra das denominadas Igrejas Fernandinas de Córdoba. Posteriormente, foi reformada nos séculos XIV, XV e no período barroco, momento em que se reformou a fachada que vemos a seguir, presidida pela imagem de Santo André, titular do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA imponente torre pertence ao estilo renascentista….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da igreja está formado por 3 naves separadas por arcos semicirculares. Abaixo, vemos um detalhe do  retábulo maior barroco da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja possui um singelo mas bonito órgão

OLYMPUS DIGITAL CAMERASanto André exerceu a profissão de pescador, como seu irmão Pedro, que lhe apresentou a Jesus. Foi crucificado na época do Imperador Nero, sendo amarrado na cruz em forma de X. De final do seculo XVIII é a Igreja de San Rafael, padroeiro de Córdoba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja finalizou-se somente em 1806, e foi erguida no local onde que segundo a tradição apareceu o Arcanjo Rafael a um sacerdote local em 1578. A fachada exterior é um expoente da arquitetura neoclássica da cidade. O interior da igreja é muito bonito, constituindo uma síntese entre a planta basilical e um formato centralizado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma imagem de San Rafael de 1735, realizada pelo escultor Alonso Gómez de Sandoval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizo a matéria com o órgão da igreja…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s