Belos Edifícios de Córdoba

Depois de uma extensa série de matérias, chego ao final dos posts dedicados à maravilhosa cidade de Córdoba. Neste último, veremos alguns dos mais belos edifícios de seu centro histórico, um conjunto de construções representativas das correntes ecléticas e vanguardistas da arquitetura, que se desenvolveram no final do século XIX e primeira metade do século XX. Na Plaza de las Tendillas, em frente ao monumento em homenagem ao “El Gran Capitán”, localiza-se o edifício da Unión y El Fénix, pertencente a esta companhia de seguros espanhola e decorado em sua parte superior com uma escultura que simboliza a ave mitológica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERABem próximo a este edifício, vemos este outro, um exemplo da corrente Art Decô, que irrompeu na arquitetura entre as décadas de 20 e 40 do século passado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns edifícios adotaram uma decoração com formas modernistas, como vemos abaixo, inspirados na natureza…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo edifício abaixo, o requinte decorativo foi incorporado tanto em sua fachada exterior, quanto no interior da construção…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos edifícios foram ornamentados com elementos inspirados na arquitetura islâmica, de tanta importância na cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir vemos detalhes de um edifício cuja fachada foi totalmente ornamentada com elementos oriundos da Arte Muçulmana

OLYMPUS DIGITAL CAMERANeste outro a decoração foi realizada à base de cerâmicas, cuja técnica tradicional na Espanha foi trazida pelos árabes….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o Teatro Gongora, construído inicialmente como um cinema pelo arquiteto madrilenho Luis Gutiérrez Soto na década de 20 do século passado. Fechado em 1997 por seu péssimo estado, foi reformado e reaberto em 2011 como um espaço teatral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, publico fotos de outros belos edifícios da cidade, que chamaram minha atenção em meus passeios pela cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEspero que tenham gostado desta série, cujo objetivo principal foi a divulgação dos principais monumentos históricos de Córdoba, seus costumes e locais de encanto, desejando que vocês possam conhecer algum dia esta cidade imprescindível, cujo patrimônio histórico-artístico foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em três de suas principais atrações, a Mesquita-Catedral, o Centro Histórico e os Pátios Cordobeses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s