Olmedo – Província de Valladolid

Na Semana Santa deste ano aproveitei para conhecer a bela cidade de Olmedo, situada ao sul da Província de Valladolid, uma das províncias que integram a Comunidade de Castilla y León. Apesar de seu reduzido tamanho, pois conta apenas com cerca de 3.500 habitantes, Olmedo possui um importante patrimônio histórico, principalmente religioso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu nome se deve à abundância de olmos, uma árvore de porte elevado e robusto, que pode chegar a 40 metros de altura, e que faz parte de seu escudo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns historiadores dizem que foi fundada pelos Vacceos, um povo pré-romano (celtíberos). Na realidade, nada se sabe de sua existência até o ano 1085, quando aparece como um dos povoados reconquistados pelo monarca Alfonso VI aos árabes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOlmedo foi palco de acontecimentos históricos relevantes, como a Batalha de Olmedo, travada em 1445 entre as Coroas de Castilla e Aragón. No século XVIII, o Rei Felipe V concede privilégios à vila e no começo do século XIX é visitada por José Bonaparte, irmão do imperador francês que assumiu o trono espanhol durante a Guerra da Independência Espanhola (1808/1814).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs principais festividades da cidade possuem um caráter religioso, como a celebrada no dia 29 de setembro, data em que se comemora as festas em honra ao Arcanjo São Miguel, padroeiro da cidade. Durante a Semana Santa se realizam várias procissões pelo centro de Olmedo, e tive a oportunidade de presenciar uma delas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pessoas esperam ansiosas a saída das imagens veneradas colocadas no interior das igrejas para o início da procissão, que percorre as ruas do centro histórico de Olmedo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPoder acompanhar a procissão foi um verdadeiro privilégio, ao mesmo tempo em que pude constatar a fé de seus habitantes neste país eminentemente católico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO centro da cidade está constituído pela Plaza Mayor, como acontece normalmente nos povoados e cidades do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANela se realizava como um privilégio real, o mercado semanal, estando presidida pela Casa Consistorial de Olmedo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa porta principal do edifício vemos uma inscrição feita na pedra com a data de sua construção (1692), apesar das reformas realizadas posteriormente. Em sua parte inferior, o edifício está composto por uma interessante galeria de arcos, que sustentam o edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir do próximo post, publicarei matérias onde vocês poderão conhecer um pouco mais sobre esta típica vila castelhana, e seus principais monumentos históricos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 comentário Adicione o seu

  1. Argélia Blanco disse:

    Maravilhosa Olmedo, na próxima viagem a Espanha irei conhecer.
    Obrigada por compartilhar tanta história do meu País.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s