As Muralhas de Olmedo

Por toda a Europa, as cidades de origem medieval estavam protegidas por uma sólida e robusta muralha que lhes protegia de ataques externos. No entanto, esta característica das urbes medievais já existia na antiguidade, sendo comuns em muitas cidades romanas, por exemplo. A grande maioria das muralhas que se construíram na Idade Média desapareceram com o passar dos séculos e devido a necessidade de ampliaçao urbana decorrente do aumento populacional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm número muito reduzido de cidades ainda conta com sua muralha intacta e completa, privilégio que ostenta a cidade de Ávila, situada na Comunidade de Castilla y León. O normal é que se conservem trechos da antiga muralha medieval, de forma linear ou de forma descontínua, como é o caso de Olmedo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Muralha de Olmedo foi construída a partir do século XI, quando foi reconquistada pelo Rei Alfonso VI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASe conservam apenas duas das sete ou oito portas que teve originalmente. Uma delas é o Arco de San Miguel, assim denominado por estar situado junto da igreja de mesmo nome.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi construída a partir do século XIII no estilo mudéjar, o estilo predominante na cidade, como vocês poderão observar nas próximas matérias. O outro acesso ao interior da cidade preservado é o Arco da Vila, também edificado a partir do século XIII no mesmo estilo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos um detalhe de sua decoração mudéjar

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm muitas das torres que constituem a muralha, novos moradores se estabeleceram como sua residência habitual…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos dos habitantes de Olmedo passeiam tranquilamente pelo caminho que beira as muralhas de sua cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMesmo depois de 12 anos aqui na Espanha, ainda hoje me impressionam estas estruturas defensivas, da mesma forma que outro dos símbolos medievais, os castelos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs muralhas medievais pertencem atualmente ao patrimônio histórico das cidades espanholas, e merecem toda a atenção das autoridades para que se conservem para as gerações futuras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s