Parque Temático Mudéjar – Olmedo

O patrimônio mudéjar de Olmedo se complementa com um curioso e instrutivo parque, dedicado a este estilo tipicamente espanhol. Inaugurado em 1999, o Parque Temático Mudéjar é um excelente lugar para apreciar muitas dos edifícios mudéjares mais significativos da Comunidade de Castilla y León, através de miniaturas que foram feitas à escala dos diversos monumentos que encontramos na região.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo total, existem 21 maquetes perfeitamente elaboradas e construídas com tijolo, cal e areia, os materiais construtivos predominantes do estilo mudéjar. Muitas das igrejas mais importantes do estilo estão aqui representadas, como a Igreja de San Miguel de Olmedo, que vimos numa matéria recentemente publicada no blog.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro exemplo de arquitetura religiosa mudéjar é a bela Igreja de San Tirso de Sahagún, cuja matéria publicada em 2/1/2013 foi a ela dedicada. Abaixo, vemos a maquete da igreja e o templo original, em tamanho real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADSC07288O estilo mudéjar não esteve restrito somente às igrejas, e foi amplamente utilizado na arquitetura militar, como podemos observar na maquete do parque que representa a muralha da cidade de Medina de las Altas Torres, situada na Província de Ávila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 12/9/2012, publique uma matéria sobre esta cidade castelhana e sua imponente muralha, que vemos a seguir…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos dos castelos mais espetaculates da Espanha também foram edificados no estilo mudéjar, como o Castelo de Coca, situado na Província de Segóvia. Em 20/4/2012 esta imensa fortificação foi o tema de um post. Vemos abaixo a maquete do parque e o castelo real…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs maquetes foram minuciosamente realizadas com todos os detalhes das construções originais, como podemos observar no Castelo de la Mota, situado em Medina de Campo (Província de Valladolid), cujo post foi publicado em 18/6/2912.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta maquete é verdadeiramente magnífica, e tanto adultos quanto as crianças podem percorrer seu perímetro, observando os detalhes da fortaleza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do mais, as maquetes estão suficientes separadas uma das outras, de forma a poder vê-las melhor. Um trajeto em forma de trilha permite conhecer todos os monumentos representados, junto com lagos, uma bela vegetação e um trenzinho com toda a infraestrutura ferroviária que percorre o perímetro do parque.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste parque constitui uma grande atração da cidade de Olmedo, tanto para os adultos quanto para as crianças, que aprendem divertindo-se. Finalizamos a matéria com a entrada do Parque Temático Mudéjar de Olmedo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s