Catedral de Ourense – Parte 2

Como comentei na matéria anterior, o interior da Catedral de Ourense é digno de conhecer-se, pelas incríveis obras de arte que possui. Realmente, fiquei impressionado com a riqueza de seus espaços internos, formado por 3 naves.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA nave central encontra-se presidida por um magnífico retábulo gótico do século XVI, realizado por Cornelis de Holanda entre 1516 e 1520. Nele vemos episódios da vida de Jesus e Maria, santos do Antigo e do Novo Testamento e os apóstolos. San Martín de Tours, titular da catedral e padroeiro de Ourense, aparece no centro…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo século XVI foram construídas várias capelas no interior da catedral, algumas com um grande requinte decorativo. A Capela da Anunciação é uma delas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe todas as capelas existentes, a de Santo Cristo impressiona por sua exuberância decorativa, um dos grandes exemplos da Arte Barroca do século XVIII. Pena que as fotos não ficaram à altura de sua beleza…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAInegavelmente, uma das jóias da catedral é o chamado Pórtico do Paraíso, inspirado no Pórtico da Glória realizado pelo Mestre Mateo para a Catedral de Santiago de Compostela. Realizado no século XIII, sofreu reparações no século XVI, e se conserva notavelmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs pórticos das catedrais medievais constituíam, além de antesala do templo, um local com finalidades funerárias, realização de assembléias e um espaço para a promulgação da justiça. A disposição e dimensões do Pórtico do Paraíso são similares ao Pórtico da Glória, estando formado por 3 arcos, sendo o central mais largo que os laterais, e uma coluna central, denominada na Espanha de Parteluz (imagem acima). Aos seus pés, vemos uma estátua do Apóstolo Santiago, com um livro e uma espada, obra do século XIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANas colunas que sustentam os arcos foram representados profetas e apóstolos, testemunhos da vida de Cristo e como união do Antigo e do Novo Testamento. A maioria deles possui uma espécie de cartaz com seu nome, e os detalhes escultóricos mostram um grande realismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm um dos tímpanos vemos a San Martín entregando sua capa ao pobre, uma escultura do século XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro aspecto a salientar do Pórtico do Paraíso é sua mensagem apocalíptica, com a representação do Juízo Final e os 24 personagens com seus instrumentos musicais, que vemos na foto acima. A seguir, vemos outro dos arcos do pórtico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFelizmente, o Pórtico do Paraíso conserva toda sua policromia, resultado de uma restauração realizada no século XVIII. Nos muros laterais, vemos pinturas  representando a San Ildefonso (recebendo as vestes de bispo da Virgem Maria) e a São Cristóvão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANuma época em que a grande maioria da população era analfabeta, o Pórtico do Paraíso cumpria a função de instruir o povo nas sagradas escrituras. No interior da Catedral de Ourense vemos também muitos sepulcros…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita finaliza com o Museu Catedralício, que guarda excelentes amostras de Arte Sacra, tanto na escultura, quanto na pintura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos destaques do museu é esta arca de cobre esmaltado que funciona como relicário, concebida em Limoges (França) no século XIII, um dos principais centros medievais na fabricação deste tipo de objetos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATerminamos a matéria sobre a Catedral de Ourense com uma foto da Pia Batismal e um quadro em que vemos novamente a San Martín

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s