Portomarín – Galícia

Depois de conhecer a cidade de Ourense e o Monastério de San Esteban, minha viagem pela Galícia junto com meus amigos Marcelo e Cristina prosseguiu sentido a uma pequena cidade (pueblo) do interior da comunidade chamada Portomarín, localizada na Província de Lugo. Portomarín é um dos muitos municípios da Galícia que deve sua existência ao Caminho de Santiago.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPortomarín converteu-se numa importante parada do caminho desde  que em 1120 se construiu uma ponte sobre o Rio Miño e um hospital junto a ele. De fato, o povoado pertenceu à Ordem de San Juan e existiram vários hospitais e um leprosário. Hoje em dia os hospitais foram substituídos pelos albergues de peregrino, abundantes no local, e que oferecem hospedagem e descanso aos inúmeros peregrinos que realizam o itinerário do chamado Caminho Francês, o mais transitado e famoso de todos aqueles que levam à Santiago de Compostela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste povoado, declarado Conjunto Histórico-Artístico em 1946, ficou submerso com a construção do Embalse de Belesar. Felizmente, seus principais monumentos foram desmontados e levantados novamente em sua atual localização. Quando as águas da represa atingem um nível baixo, é possível observar parte das construções inundadas, algo que não pude ver, pois havia muita água…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos monumentos conservados e que preside a entrada da vila é um dos arcos da antiga ponte…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs peregrinos que chegam ao povoado devem realizar um último esforço, subindo a escada do arco que conduz ao centro de Portomarín.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO centro do pueblo está formado por uma bela praça na qual se ergue a impressionante Igreja de San Nicolás, que veremos no próximo post, e a Casa do Conselho, como se conhece o edifício sede da Prefeitura nesta região.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm pouco mais afastado encontramos a singela mas bonita Igreja de San Pedro, que também se salvou de ser engolida pelas águas da represa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruído no estilo românico, o templo preserva sua porta original, apesar de ter sofrido reformas no século XVII em sua fachada. Abaixo, vemos detalhes da porta e de sua decoração escultórica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm nossa visita à Portomarín vimos muitos peregrinos que chegavam ao povoado, caminhando ou de bicicleta, sozinhos ou em grupo, para descansar de uma das últimas etapas do Caminho Francês, que em poucos dias os levará a seu destino final, a Catedral de Santiago de Compostela, onde se encontra sepultado o Apóstolo Santiago.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar de suas construções serem recentes, salvo as relacionadas com o patrimônio histórico conservado, caminhar pelas poucas ruas do pueblo é uma experiência deveras agradável…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAVários restaurantes e lojas de souvenir oferecem aos peregrinos e ocasionais visitantes uma boa refeição e o comércio de produtos relacionados ao senderismo e lembranças do povoado.

1 comentário Adicione o seu

  1. Lino Camilo disse:

    Já visitei , é muito bonito !!

Deixe um comentário