Praça Hermanos García Naveira – Betanzos

Se em tempos passados Betanzos deve a Fernán Pérez de Andrade o patrocínio da construção de suas igrejas góticas, que a converteram na capital do gótico na Galícia, no início do século XX o labor construtivo que ocorreu na cidade  foi obra dos irmãos Juan María e Jesús García Naveira, empresários espanhóis que imigraram à Argentina e lá fizeram fortuna. Quando regressaram à sua terra natal, realizaram um importante trabalho filantrópico, patrocinando a construção de escolas, hospitais e outras instituições assistenciais. A eles foram dedicado o nome de uma das principais praças da cidade, conhecida como Praça dos Hermanos García Naveira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro da praça ergueu-se um monumento aos irmãos e ao fundamental papel que desempenharam na transformação do espaço urbano de Betanzos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa praça estão situados outros monumentos emblemáticos, como a Fonte da Diana Caçadora, uma fiel reprodução realizada em 1867 da estátua existente no Museu do Louvre de Paris.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Edifício do Liceu foi construído no século XVIII como Arquivo Histórico, e atualmente acolhe dependências públicas da Prefeitura de Betanzos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANuma das laterais da praça vemos a Igreja do Convento de Santo Domingo, edificada no século XVI. O local alberga uma biblioteca, o arquivo municipal e o Museu das Mariñas, com uma interessante coleção de arte galega e traje tradicional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante as festas realizadas em homenagem a São Roque, santo padroeiro de Betanzos, que ocorrem na noite do dia 16 de agosto, um espetáculo é visto por milhares de pessoas que se concentram na praça. Trata-se do lançamento de um enorme balão, denominado Globo de Betanzos, que tornou-se famoso por ser considerado o maior do mundo feito com materiais tradicionais, especialmente o papel. Antes do lançamento, o balão permanece preso por uma corda colocada no alto da torre da igreja. No Youtube existem vários vídeos onde podemos visualizar o espetáculo:

Depois de visitar a Praça dos Hermanos García Naveira, continuei meu passeio pela cidade e fotografei alguns belos edifícios que encontrei pelo caminho, representativos do tipo de arquitetura civil existente na cidade, desde construções ecléticas a outras decoradas com toques modernistas e arquitetura tradicional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s