Parque do Passatempo – Betanzos

Antes de deixar Betanzos, ainda tive tempo de visitar outra das atrações da cidade, o Parque do Passatempo (Parque del Pasatiempo, em espanhol). Este parque único foi patrocinado pelos Irmãos García Naveira, cuja importância na transformação da cidade no início do século XX vimos na matéria anterior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASeu processo construtivo iniciou-se em 1893, prolongando-se até 1914, mas continuou sendo ampliado com a incorporação de novos elementos posteriormente. Considerado uma iniciativa inédita em sua época, foi o precursor dos atuais parques temáticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAExemplo do que se conhece como Parque Enciclopédico, no local os Irmãos García Naveira construíram estátuas e construções relacionadas a lugares por eles visitados em suas inúmeras viagens ao redor do mundo, assim como fatos marcantes da história universal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADentro de seus limites situava-se a estátua em homenagem aos Irmãos García Naveira, que atualmente embeleza a praça a eles dedicada, que foi o tema do último post. Depois do falecimento dos irmãos, o parque entrou num período decadente, contribuindo para que hoje em dia se conserve apenas 10% de seu tamanho original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERALamentavelmente, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, o parque foi objeto de roubos e vandalismo devido ao abandono verificado. Foi transformado, inclusive, em depósito de escombros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1986, a Prefeitura de Betanzos adquiriu o Parque do Passatempo, iniciando um processo de recuperação que ainda está longe de terminar. Outro dia mesmo vi pela televisão espanhola uma matéria sobre o parque, que vale a pena ser conhecido por suas características e aspectos curiosos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando o poder público deixa de realizar seu papel de fornecedor de infraestrutura social, de vez em quando aparecem personalidades como os Irmãos García Naveira, que construíram escolas, hospitais e um parque para o ócio, divertimento e a aquisição de conhecimento, numa época em que a taxa de analfabetismo era elevada na Espanha e a cultura não representava uma das prioridades principais dos governantes. Finalizamos com uma das várias grutas existentes no parque…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s