Um Passeio por Santiago de Compostela

Iniciei minhas andanças por Santiago de Compostela mais animado que nunca, pois ao meu lado tinha dois grandes amigos, o Marcelo e a Cristina, que além da inestimável companhia, foram meus guias pela cidade, pois conhecem o centro histórico compostelano como ninguém. Me instalei num hotel situado numa das praças mais conhecidas da cidade, a Plaza do Toural, localizada estrategicamente e bem próxima dos principais pontos turísticos de Santiago de Compostela .

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício mais destacado da praça é o chamado Paço de Bendaña, antiga propriedade dos marqueses de mesmo nome. Do século XVIII, atualmente é a sede do Museu Eugenio Granell, que possui uma ampla coleção de obras deste artista galhego nascido em La Coruña em 1912. Pintor, escritor e poeta, Eugenio Granell abraçou a corrente surrealista e veio a falecer em Madrid em 2001.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro da praça situa-se uma bela fonte que possui uma história curiosa. A fonte demorou quase trezentos anos em ser construída, pois não existia canalização de água que chegasse à praça. Isso porque o Tribunal da Inquisição da cidade era a proprietária de terrenos próximos à praça e recolhia a água existente. Somente depois da abolição do tribunal e a destruição dos edifícios pertencentes à instituiçao que finalmente a água pôde chegar à praça e alimentar a fonte, que construiu-se em 1820. Ainda hoje se escuta a história que a água da fonte é a mesma que bebiam os condenados pelo Tribunal do Santo Ofício da Inquisição

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça adquiriu seu aspecto atual em 1750 e um pouco mais de duzentos anos depois, em 1955, nela nasceu, num dos edifícios que a integram, o ex Presidente da Espanha,  que deixou o cargo recentemente, Mariano Rajoy. Num dos seus costados vemos uma farmácia histórica da cidade, fundada em 1843.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo terraço do hotel onde me hospedei tirei algumas fotos das casas próxima à praça e alguns detalhes de sua arquitetura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADa Plaza do Toural, uma tranquila caminhada de cerca de 10 minutos nos leva à Plaza del Obradoiro, a mais importante da cidade, que veremos detalhadamente em matérias posteriores. Um pouco antes de chegar a este lugar emblemático da cidade, dava uma paradinha em outra praça famosa, a Plaza de Fonseca, cercada de bares, restaurantes e também com uma bela fonte circular no centro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADepois meus caros amigos me levaram ao Centro Internacional de Acolhida aos Peregrinos, situado num edifício de finais do século XVIII que abrigou um asilo. Devidamente adaptado às novas funções, no local os peregrinos que chegam à cidade são recebidos, onde funciona um serviço de informação relacionado ao Caminho de Santiago.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANeste local, o peregrino recebe a denominada Compostelana, um documento emitido pelas autoridades eclesiásticas que comprova que o peregrino percorreu, ao menos, 100 km andando por um dos caminhos que levam à Santiago de Compostela. No caso do peregrino ter realizado o caminho em bicicleta, o mínimo exigido para se obter a Compostelana é de 200 km. No interior, uma singela mas bonita capela é utilizada para atos religiosos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANas proximidades do centro, localiza-se o Convento de San Francisco, uma das inúmeras instituições religiosas da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASegundo a tradição, o convento foi fundado pelo próprio São Francisco de Assis em 1215, quando realizou a peregrinação à Santiago de Compostela. No começo do século XVIII, o convento estava em ruínas, de forma que teve que ser reconstruído. A  reconstrução da igreja iniciou-se em 1742 e foi finalizada somente no final do século XVIII. Por este motivo, a parte inferior da fachada apresenta elementos relacionados à estética barroca, enquanto sua parte superior foi construída dentro do estilo neoclássico. O projeto da igreja se deve ao arquiteto Simón Rodríguez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADeclarado Monumento Histórico-Artístico desde 1896, parte do convento se transformou num hotel, enquanto outros espaços do conjunto ainda acolhem frades. Na frente da fachada da igreja foi colocado um  monumento em homenagem a São Francisco de Assis, realizado entre 1926 e 1930.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Anúncios

Uma resposta em “Um Passeio por Santiago de Compostela

  1. Linda Santiago.
    Linda a Galícia.
    Há uma região de León, El Bierzo, que vale a pena você ir visitar.
    Los Ancares, Pallozas, o Pueblo com o nome mais comprido da Espanha,
    as Medulas, Santiago de Peñalba um dos Pueblos mais bonitos da Espanha., Balboa, Ponferrada e seu castelo medieval.
    Pense nisso.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s