Universidade de Santiago de Compostela

Além de sua indiscutível e fundamental importância religiosa, Santiago de Compostela é um importante centro educacional de nível superior, graças a sua secular Universidade Pública. Considerada uma das melhores do país e uma das mais antigas, realizam-se visitas guiadas pelos edifícios mais destacados do campus universitário, uma atração que recomendo aos visitantes.  A Universidade de Santiago de Compostela foi fundada no ano de 1495, através do esforço pessoal de um notário da cidade chamado Lope Gómez de Marzoa e do apoio do abade do Monastério de San Martín Pinario, que criaram uma instituição para pobres conhecida como Estúdio de Gramática. Abaixo, vemos o escudo do notário…

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO período em que a universidade consegue seu desenvolvimento definitivo corresponde ao governo eclesiástico do Arcebispo Alonso III de Fonseca, que foi nomeado Arcebispo de Santiago de Compostela em 1507. Mecenas das artes e um típico homem culto do Renascimento, em sua época a Universidade gozou de um grande impulso cultural e econômico. Neste período se constrói o chamado Colégio de Fonseca, epicentro da vida universitária até a segunda metade do século XVIII. Então, os estudos concentravam-se em torno a um só edifício, onde os estudantes residiam num regime de internato. Abaixo, vemos o Escudo do Arcebispo Alonso III de Fonseca, formado por 5 estrelas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente, a Universidade de Santiago de Compostela contou com as carreiras de Teologia, Gramática e Arte, posteriormente complementada com as disciplinas de direito e medicina. O Colégio de Fonseca, o primeiro edifício pertencente à universidade e fundado pelo próprio arcebispo, foi edificado sobre uma anterior residência que pertenceu a sua família. As obras iniciaram-se em 1532, e seu modelo foram as construções universitárias de Salamanca. A fachada principal é atribuída a Alonso de Covarrubias, que a realizou no estilo renascentista, como se fosse um retábulo. Nela aparece o Escudo do Arcebispo e os Doutores da Igreja

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs dependências do Colégio de Fonseca se distribuem em torno a um claustro, também de estilo renascentista e considerado um dos mais belos da cidade do século XVI, realizado pelo arquiteto Rodrigo Gil de Hontañón.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1995, com motivo da celebração de seu quinto centenário, foi colocada uma estátua  no centro do pátio do claustro, em homenagem ao fundador do colégio, o Arcebispo Alonso III de Fonseca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO colégio abrigou as Faculdades de Medicina, Farmácia, Economia, Filosofia e Educação e também foi a sede do Parlamento de Galícia. Atualmente, sedia a Biblioteca Geral da Galícia, cujo acervo é considerado o maior e mais importante de toda a comunidade galega. Com mais de um milhão de volumes, entre livros, manuscritos, etc, é a quinta maior biblioteca universitária da Espanha. O acervo da biblioteca se incrementou no século XX com doações que aumentaram substancialmente a quantidade de obras. Este é o caso da Biblioteca de América, que integra a visita guiada e que vale a pena ser conhecida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta impressionante biblioteca nasceu graças a um emigrante da cidade chamado Gumersindo Busto, nascido em 1872, que viveu em Montevideo e Buenos Aires, adquirindo uma excepcional coleção de livros de botânica, cartografia, direito e medicina, entre outras áreas. Foi criada em 1926, e seu acervo está estimado em cerca de 37 mil obras. Seu objetivo era difundir na Galícia o conhecimento obtido por Gumersindo no continente americano, cujo retrato vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm total de 16 bustos representativos de personalidades latino-americanos decoram o espaço da biblioteca, tanto do âmbito político, quanto intelectual de finais do século XIX (Bolívar, San Martín, Sucre, etc).

OLYMPUS DIGITAL CAMERABandeiras de vários países sul-americanos fazem parte de sua decoração. A de Cuba foi doada pelo próprio Fidel Castro, e a do Brasil também se encontra presente…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs estantes que guardam os preciosos livros procedem do Monastério de San Martín Pinario e pertence ao período barroco. O exemplar mais valioso do acervo é o Livro das Horas de Fernando I de León, datado de 1055 e considerado o livro mais antigo da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro local visitável do Colégio de Fonseca é o Salão Nobre, onde anualmente se realizam a abertura e encerramento dos cursos universitários.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs assentos do salão foram dispostos em distintos níveis, de acordo com a hierarquia acadêmica de seus ocupantes. Na mesa presidencial situam-se o reitor e os vices reitores. O guia nos convidou para que sentássemos no assento principal, e sentir por breves momentos o cargo de Reitor da Universidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO salão está presidido pelo Escudo da Universidade, que vemos acima, e dos fundadores da instituição, publicadas no início da matéria. Abaixo, vemos outra foto do Salão Nobre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita finaliza com o espaço onde originalmente se situava o refeitório. Destaque para seu belíssimo teto decorado com um artesanato de madeira. Atualmente é utilizado como lugar de exposições…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos com um detalhe decorativo de sua capela gótica

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, a segunda e última parte da matéria sobre a Universidade de Santiago de Compostela

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s