Corral de Comédias de Almagro

Em plena Plaza Mayor de Almagro situa-se outro grande atrativo da cidade, o Corral de Comédias, famoso em todo o mundo por conservar o espaço teatral típico existente no século XVII, que foi o precursor dos teatros que conhecemos atualmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste é um dos poucos exemplares deste tipo de construção que se conservam na Espanha e, sem dúvida nenhuma, o mais famoso. É o único que permanece ativo tal como eram há 4 séculos, ainda que seu aspecto é um pouco distinto à construção original, pois foi destinado a outros usos ao longo de sua dilatada história. Os denominados Corrales de Comédias surgiram no século XVI e se difundiram a partir do século XVII por todo o país, coincidindo com o período conhecido como Século de Ouro da Cultura Espanhola (siglo de oro, em espanhol), momento em que o teatro constitui o grande alicerce cultural da população daquela época. Nomes como Tirso de Molina, Calderón de la Barca e Lope de Vega, entre muitos outros, consagraram o Teatro Espanhol em toda a Europa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs Corrales de Comédias surgiram devido ao auge das representações teatrais e da grande quantidade de público que assistiam às obras, obrigando as prefeituras municipais a construírem espaços específicos para sua realização. O Corral de Comédias de Almagro deve sua construção ao presbítero da antiga Igreja de San Bartolomé, infelizmente derrubada, Leonardo de Oviedo. Em 1628, obteve a permissão da prefeitura da cidade para edificar um corral no pátio de um local já existente, uma espécie de restaurante-pousada chamado Mesón del Toro. Para sua construção, investiu uma verdadeira fortuna para a época, mais de 5 mil ducados. No ano seguinte, realizou-se a primeira peça no local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA própria Plaza Mayor serviu de modelo construtivo, com uma estrutura de madeira formada por corredores em suas partes inferior e superior. O impulso definitivo para sua proliferação se deve às hermandades religiosas existentes na época, que cuidavam dos hospitais, e que começaram a organizar representações teatrais para arrecadar dinheiro. Um dos requisitos de sua construção foi que todas as representaçoes deveriam ser realizadas neste corral, sendo que os espectadores deveriam pagar uma parte do ingresso para o Hospital de los Hermanos de San Juan, que se encarregou de construir a metade dos bancos que seriam usados pelos espectadores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa realidade, se pagavam três entradas, uma para ver a peça, outra para a instituição beneficente e a última para sentar. O dinheiro arrecadado pela venda de ingressos era dividido pela prefeitura, as companhias de teatro e o proprietário do local. O Corral de Comédias de Almagro está sustentado nas três partes que rodeiam o cenário por 54 pilastras feitas de madeira. As inferiores foram montadas sobre uma tosca base de pedra, para protegê-las contra a humidade do solo. Os aposentos laterais estavam formados por estrados que eram ocupados por comerciantes, militares e pessoas de uma condição social mais elevada que os demais espectadores. Também eram alugados para as famílias nobres por um período determinado de tempo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Dispunham de um acesso independente para manter o anonimato dos seus ocupantes, pois uma estrutura permitia que pudessem ver as obras sem serem vistos. As denominadas Cazuelas constituíam os locais destinados para as mulheres. Estavam situadas em frente ao cenário, no primeiro nível da construção, também com acesso independente. Nos aposentos privados, no entanto, homens e mulheres  permaneciam juntos, e são considerados os antecedentes dos atuais palcos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte superior do Corral, acima das cazuelas, eram ocupadas pelas autoridades civis e religiosas. Debaixo do cenário, oposto à entrada, encontrava-se o fosso, onde situava-se a companhia  teatral e que possibilitava uma excelente acústica, devido a caixa de ressonância que formava. Às crianças estavam proibida a entrada…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA venda de bebidas alcólicas estava igualmente proibida, mas era servida uma bebida chamada Aloja, que misturava água, mel, canela e outras especiarias. Ás vezes, se colocava um pouco de vinho, para o deleite dos espectadores. Também estava proibido fumar, devido ao risco de incêndios. As peças duravam entre 4 e 6 horas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs condições higiênicas deixavam muito a desejar, pois não havia banheiros. As frequentes desordens, o risco de incêndio e a falta de higiene fizeram com que no denominado período da ilustração (século XVIII) se proibisse as obras teatrais nos corrales. O Corral de Comédias de Almagro transformou-se novamente numa pousada, onde se hospedavam os mercadeiros que visitavam a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo século XX, o Corral de Almagro esteve a ponto de ser derrubado. Felizmente, foi declarado Monumento Histórico-Artístico e foi reabilitado, sendo reinaugurado em 1954. Atualmente é um referente mundial do Teatro Clássico, com uma ampla programação cultural.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 comentário Adicione o seu

  1. Pedro Pacheco disse:

    Procuro a sepultura de Pedro Tellez Giron , Grão Mestre da Ordem de Calatrava que teria sido sepultado em ALmagro, sua sepultura tem sua estatua jacente, ele com cabelos curtos e sem barba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s