Patrimônio Religioso de Almagro

Almagro possui um rico e variado patrimônio histórico-religioso, formado por igrejas, conventos e ermitas. Um exemplo é a Igreja de Madre de Dios, construída sobre um antigo hospital. Sua construção iniciou-se a partir de 1546 e foi finalizada em 1602.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi edificada na fase final do estilo gótico, com alguns detalhes renascentistas, segundo o projeto de Enrique Egas “El Mozo”. Sua fachada, que vemos acima, caracteriza-se pela  grande austeridade e a presença de poderosos contrafortes. Uma pequena roseta a preside. Ao lado, a torre inacabada do século XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos outros detalhes de seu aspecto exterior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior do templo apresenta uma planta conhecida como “Planta de Salão“, devido a que suas naves possuem a mesma altura. Encontram-se cobertas por bôvedas de crucería, segundo o esquema gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja foi reformada no século XVIII, mas lamentavelmente seu magnífico retábulo barroco se perdeu durante a Guerra Civil Espanhola do século XX. Abaixo, vemos o retábulo atual.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos uma foto de uma de suas naves laterais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs ermitas constituem um importante legado histórico e cultural da cidade. Seu desenvolvimento e difusão se devem ao auge que alcança a devoção popular durante a Idade Média e a Idade Moderna, relacionado principalmente com o culto das imagens religiosas e das relíquias. Antigamente, a vila estava dividida em bairros segundo as classes sociais que ocupava e cada um tinha sua própria ermita, conservada pelos próprios habitantes. Um exemplo é a bela Ermita de San Juan, fundada no século XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATive a oportunidade de conhecê-la em seu interior, cujo amplo espaço impressiona, por tratar-se deste tipo de templos religiosos, normalmente de reduzido tamanho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s