Um Passeio por Almagro

Outro fato histórico que contribuiu de maneira decisiva para  desenvolvimento de Almagro foi a chegada da Família dos Fugger à cidade. Esta poderosa família de origem alemã destacou-se por sua intensa e variada atividade financeira e comercial, com negócios espalhados por todo o continente. Inicialmente dedicaram-se ao comércio de seda e especiarias, com Jacob Fugger I “El Viejo”, mas foi um de seus filhos, Jacob Fugger II “El Rico”, quem expandiu as atividades financeiras da família, baseada no monopólio de minerais como prata e cobre. Em 1507 emprestou 150 mil ducados ao Imperador Maximiliano I, iniciando sua carreira como credor da Dinastia dos Habsburgos e convertendo-se em um dos primeiros banqueiros de todo o sistema capitalista. Jacob Fugger II é considerado também um grande mecenas das artes, acolhendo ao grande pintor renascentista alemão Alberto Durero, que realizou um retrato seu, cuja cópia vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs Fugger estabeleceram-se em Almagro a partir de 1525, quando o Imperador Carlos I concedeu umas minas de exploração de mercúrio situadas próximas à cidade, como agradecimento aos favores dispensados pela família. Para poder armazenar o mercúrio, construíram um verdadeiro palácio, cuja fachada vemos a seguir, com uma faixa com o sobrenome da família traduzido ao espanhol (Fúcares).

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construção iniciou-se em 1525, destacando-se seu belo claustro renascentista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste pátio retangular feito de tijolo está formado por arcos sustentados por colunas de Ordem Toscano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs amplas salas dispostas ao redor do pátio constituíam originalmente as antigas câmaras de armazenamento do mercúrio. O edifício teve outras funções ao longo do tempo, como colégio, por exemplo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, é a sede da Universidade Popular de Almagro e desde o ano 2000 é utilizado para a realização de  obras teatrais durante o Festival Internacional de Teatro Clássico. Abaixo, vemos uma reconstituição de uma das dependências do antigo palácio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÀ Família dos Fugger se deve também a construção da Igreja de San Blás, uma forma de agradecer ao Imperador Carlos I o direito de exploração das minas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAberta ao culto normalmente, durante a realização do festival Internacional seu interior  transforma-se num espaço dedicado à obra universal de Miguel de Cervantes, “El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha“, com um interessante espetáculo de som.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, um detalhe arquitetônico do interior da igreja…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs Fugger trouxeram também a Almagro vários administradores de seu imenso império econômico, que construíram outros palácios pela cidade, alguns dos quais foram publicados numa recente matéria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s