Medina del Pomar – Província de Burgos

O último local que conhecemos em nossa viagem pela Província de Burgos foi a cidade de Medina del Pomar. Situada no centro da Comarca de Las Merindades, é o maior município da região, com 6 mil habitantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante uma parte de sua história, Medina del Pomar foi uma vila de realengo, isto é, esteve sob a jurisdição dos Reis de Castilla. No entanto, em 1369, o monarca Enrique II doou a vila a Pedro Fernández de Velasco, que passou a integrar seu senhorio. Seu centro histórico conserva edifícios de grande interesse, como a Igreja Paroquial de Santa Cruz, situada na parte mais elevada da cidade e construída junto à antiga muralha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma das portas da muralha, situada ao lado da igreja…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das ruas principais do centro também conserva uma bela porta…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMedina del Pomar recebeu o título de cidade em 1894, outorgado pela Rainha Regente María Cristina de Habsburgo-Lorena. Abaixo, vemos a Plaza Mayor, uma das principais zonas da cidade do ponto de vista histórico. Nela se realiza o mercado semanal. O Edifício do Ayuntamiento que a preside foi construído no século XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade faz parte da denominada Rota de Carlos I, formada por 24 municípios que foram visitados pelo imperador antes de seu retiro no Monastério de Yuste (Província de Cáceres, Comunidade de Extremadura), local onde passou a etapa final de sua vida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm detalhe que me chamou a atenção da cidade foi a quantidade de jardins verticais que decoram seus edifícios…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste elemento decorativo foi também utilizado nas muralhas

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMedina del Pomar é conhecida principalmente por seu impressionante Castelo, que veremos no próximo post…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos principais personagens históricos da cidade foi Juan de Salazar y Espinosa. Nascido em Medina del Pomar em 1509, foi o fundador de Assunção, capital do Paraguai, onde veio a falecer em 1560. Um monumento o recorda…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizo a matéria com outras imagens da cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s