Espanha: Patrimônios da Humanidade (Parte 3)

A Catalunha é uma Comunidade Autônoma situada na região nordeste da Espanha. Faz fronteira ao norte com a França e está banhada pelo Mar Mediterrâneo. Possui 4 Províncias: Barcelona, Tarragona, Girona e Lérida. Em sua capital e maior cidade, Barcelona, o Estilo Modernista, que se desenvolveu a finais do século XIX e princípio do XX, constitui um de seus principais elementos identificadores e, sem sombra de dúvida, outorga à cidade um valor excepcional. Por este motivo, muitos de seus edifícios modernistas foram catalogados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e seus mais famosos arquitetos foram reconhecidos mundialmente. Por exemplo, o conjunto da obra de Antoni Gaudí, este genial arquiteto nascido na Catalunha, obteve este reconhecimento inicialmente em 1984, sendo posteriormente ampliado em 2005, de modo que muitos dos edifícios por ele projetados fazem parte da lista. Em um passeio por Barcelona, podemos visitar vários deles, como a Casa Milà, situado no elegante Paseo de Gracia.

DSC07367OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Modernismo revolucionou a paisagem urbana de Barcelona, ao ser considerado um estilo total, empregado tanto na arquitetura, quanto nas Artes Decorativas, aspecto que podemos apreciar nos edifícios construídos nesta época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém no Paseo de Gracia encontramos outra obra magistral de Gaudí, a Casa Batlló, cuja fachada é um verdadeiro mostruário de cores e formas inspiradas na natureza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMenos conhecida, mas igualmente genial é a Casa Vicens, o primeiro projeto de importância do renomado arquiteto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos principais mecenas de Gaudí foi o empresário Eusebi Guell, que encarregou o arquiteto para que realizasse o maravilhoso Park Guell.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADos edifícios realizados por Gaudí, um dos mais espetaculares e famosos, que evidentemente faz parte da lista que protege o conjunto de sua obra é a maravilhosa Sagrada Família…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro arquiteto modernista foi congratulado pela Unesco, e dois de seus edifícios foram incluídos na lista de Patrimônios da Humanidade da Espanha. Lluís Doménech i Montaner foi o responsável pelo projeto do Hospital de Santa Creu i Sant Pau , cuja filosofia enaltece o ambiente hospitalar para a recuperação dos pacientes.

20160908_160406OLYMPUS DIGITAL CAMERADoménech i Montaner projetou também outro local de visita obrigatória em Barcelona, o Palau de la Música Catalana, cuja beleza de sua fachada e seu estonteante interior comovem a qualquer um. Ambos foram declarados P.H. em 1997.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade de Tarragona foi, durante a época romana, um dos principais enclaves da Hispania e seu excepcional conjunto arqueológico foi designado P.H. no ano de 2000. Entre suas principais atrações, destacam sua muralha romana e o anfiteatro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa Província de Tarragona situa-se o Monastério de Poblet, considerado um dos mais importantes e conservados do denominado Estilo Cistercense em toda a Europa. É possível hospedar-se no próprio monastério, uma experiência que recomendo. Foi declarado P.H. em 1991.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s