Plaza Mayor de Cáceres

Cáceres é uma das cidades mais visitadas de toda a Comunidade de Extremadura, fato que ocorreu principalmente depois que seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1986.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma visita a cidade começa na Plaza Mayor, considerada a antesala para descobrir os encantos do centro antigo. Esta bela praça de formato retangular sempre esteve intimamente relacionada a vida de seus habitantes, desde épocas remotas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça foi fundada no século XIII como uma zona comercial, aspecto que ainda podemos observar na grande quantidade de bares e restaurantes existentes. Além do mais, acolheu espetáculos diversos, desde torneios medievais até corridas de touros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstive na cidade um pouco antes do Natal, e a praça foi decorada com uma bela árvore situada em frente ao Ayuntamiento de Cáceres, construído na segunda metade do século XIX no estilo neoclássico, e situado num dos lados da praça. Ao lado da sede da Prefeitura, vemos uma das torres de origem árabe que integram a muralha da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs duas fotos acima foram tiradas nas primeiras horas da manhã, quando a praça encontrava-se vazia. Com o passar das horas, o movimento de pessoas que circulavam por ela aumentava, e à noite estava lotada de turistas nacionais e estrangeiros. No centro da praça foi montada uma pista de patinagem no gelo que fez a alegria das crianças…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma foto tirada à noite com a àrvore de Natal iluminada…

20181209_190239Uma das construções que mais se destacam em sua paisagem é a Torre de Bujaco, de origem árabe. Seu nome é uma referência a Abu Yaqub, que em 1173 ordenou assassinar a 40 cavalheiros que faziam parte de sua defesa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe formato quadrado, a torre possui 25m de altura e pode ser visitada. Sua parte mais elevada está rematada com almenas, uma estrutura típica da arquitetura militar que se parecem a pequenas chaminés. Aos pés da torre, encontra-se a Ermita de la Paz, reformada no século XVIII sobre uma anterior capela de estilo renascentista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua parte externa está composta por 3 arcos de meio ponto e em seu interior vemos um retábulo barroco com a imagem da Virgen de la Paz. Também foi montado um dos inúmeros presépios que  pude admirar em minha visita pela cidade, no qual aparecem a própria Torre de Bujaco e a ermita…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro elemento representativo da praça é o Arco da Estrela, a porta de entrada ao Centro Histórico de Cáceres.

20181209_191008Na Plaza Mayor situa-se a Oficina de Turismo, cujos guias realizam instrutivos passeios diurnos e noturnos pelas principais atrações da cidade. As festas mais importantes do calendário anual de Cáceres também tem como cenário este emblemático lugar, como as que ocorrem durante a Semana Santa, com o desfile de suas confrarias e procissões religiosas.

dsc02123

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s