A Judería de Cáceres

Um dos lugares mais interessantes do Centro Histórico de Cáceres é o antigo bairro judeu, a Judería. Conhecido como Bairro de San Antonio, esta parte da cidade passa, muitas vezes, inadvertida por boa parte dos turistas que a visitam, em parte por estar situado na zona mais acidentada do ponto de vista topográfico de toda a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA primeira sensação quando entramos no bairro é o contraste existente entre os edifícios de pedra do Centro Histórico com as casas populares de cor branca da Judería, decoradas com flores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADevido a falta de fontes escritas, se desconhece exatamente quando a comunidade judaica se assentou em Cáceres. Se sabe, no entanto, que já no período árabe os hebreus haviam se instalado na cidade, ocupando postos relevantes na sociedade da época. Dedicavam-se a todo o tipo de atividades comerciais e artesanais, principalmente compra e venda de terras, tecidos e metais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO bairro conserva boa parte da estrutura urbana do período em que os judeus o habitavam e integra a denominada Rede das Juderías da Espanha, formada por cidades que preservaram o antigo bairro judeu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAté 1470, a Sinagoga da Judería Velha, como se conhece o bairro, esteve no mesmo local onde atualmente se ergue a Ermita de San Antonio. A partir deste momento, passou a ser propriedade de Alfonso Golfín, integrante de uma das famílias nobres mais importantes da aristocracia local, que decidiu derrubá-la para a construção da ermita, dedicada a Santo Antônio de Pádua, cuja titularidade posteriormente deu o nome ao bairro. Sua arquitetura e cor se integram perfeitamente a tipologia construtiva do bairro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABoa parte das ruas que compoem a Judería de Cáceres estao situadas junto à muralha da cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1478, se ordena que a comunidade judaica deveria viver num outro bairro, situado fora das muralhas, numa zona que atualmente coincide com as ruas próximas à Plaza Mayor. Passou a ser conhecida como Judería Nova, que também teve sua Sinagoga, construída onde hoje em dia se encontra o Palácio de la Isla, edificado no século XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPróximo ao bairro judeu, encontramos outras construções que fazem parte do Patrimônio Histórico de Cáceres, como o Convento de Santa Clara, um edifício barroco construído no começo do século XVII. A simplicidade de sua fachada constitui a principal característica do convento, com a imagem de São Francisco na fachada principal. Ainda permanece ocupado por uma comunidade de freiras clarissas

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s