Alarcón – As Pinturas de Jesús Mateo

A terceira igreja que visitei em Alarcón, a de San Juan Bautista, é um exemplo perfeito de revitalização cultural, transformando as originais funções religiosas do templo num espaço onde a obra artística pôde desenvolver-se de forma magistral. A igreja situa-se na praça principal do povoado, chamada de Infante Don Juan, em homenagem ao destacado nobre e escritor da primeira metade do século XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANesta bela praça antigamente realizava-se o mercado da vila, e como normalmente sucede nas praças principais dos povoados espanhóis, nela foi construída a sede da prefeitura local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de San Juan Bautista iniciou sua construção em 1578, sobre outro templo de origem românico, e finalizou-se no século XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom as desamortizações dos bens eclesiásticos da primeira metade do século XIX, a igreja foi fechada para o culto, permanecendo um bom período de tempo abandonada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1968, praticamente em ruínas, realizou-se a primeira restauração da igreja. Em 1995, um jovem artista chamado Jesús Mateo planejou um ambicioso projeto, a realização de uma grandiosa pintura mural no interior da igreja, que finalmente foi colocado em ação com grande maestria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA20181215_123526As pinturas cobrem praticamente todo o espaço da igreja, tanto nas paredes laterais, quanto nas bôvedas, totalizando 1500 metros quadrados de superfície.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA finalização da obra proporcionou uma nova vida à antiga igreja como um Centro de Arte Contemporânea, e muitos são os visitantes que atualmente entram no anterior espaço sacro para admirar as pinturas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1997 a Unesco outorgou o patrocínio oficial para sua realização e, quando foi terminada, declarou o conjunto de pinturas de interesse artístico mundial. Coincidentemente, o próprio Jesús Mateo encontrava-se no povoado, e pudemos tirar uma foto sua…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “Alarcón – As Pinturas de Jesús Mateo

  1. No prédio da alcaideria, este que você mostrou, os dois medalhões contem o brasão do Marques de VIlhena. Deve ser lembrado que Alarcon por muitos séculos fez parte do Marquesado de Villena, com sede em Belmonte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s