Plazas de Toros de España – Parte 2

Neste segundo post sobre as Plazas de Toros de España, veremos outros exemplos de praças taurinas existentes no país. Muitas delas foram construídas no século XIX, mas reformadas posteriormente, como a Praça de Touros de Antequera (Andaluzia), inaugurada em 1848. Possui capacidade para receber a um pouco mais de 6 mil espectadores, sendo considerada de terceira categoria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs Plazas de Toros também são conhecidas como “Cosos Taurinos“.  A de Calatayud, cidade da Comunidade de Aragón, é conhecida como “Coso de la Margarita“. Foi inaugurada em 1877 e reformada em várias ocasiões. Com capacidade para 8830 espectadores, é a segunda maior de toda a comunidade aragonesa. Considerada de terceira categoria….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO “Coso de 4 Caminos” é o nome que recebe a Plaza de Toros de Santander, capital da Comunidade da Cantábria. Inaugurada em 1890, é uma praça de segunda categoria com capacidade para acolher 10 mil espectadores. Possui um interessante Museu Taurino.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade de Castro Urdiales, que também forma parte da Cantábria, possui uma bela praça taurina projetada por Eladio Laredo, personagem que contribuiu de maneira fundamental para o enriquecimento arquitetônico da cidade (mais detalhes sobre sua obra na cidade, ver o post publicado em 22/10/2017). Foi construída com concreto armado entre 1911 e 1912, uma das primeiras praças de touro em cuja construção se utilizou este material em todo o país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACom capacidade para receber a quase 8 mil espectadores, a Plaza de Toros de Ciudad Real (Castilla La-Mancha) foi inaugurada em 1843 e reformada quarenta anos depois. Considerada de segunda categoria…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a pequena Plaza de Toros do povoado de Talamanca de Jarama, situado na Comunidade de Madrid. Acolhe a apenas 2 mil espectadores, sendo considerada de quarta categoria (apesar de seu reduzido tamanho, sua capacidade é suficiente, pois o povoado possui pouco mais de 3 mil habitantes).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA bonita cidade de Alicante, situada na Comunidade Valenciana, possui um coso taurino de segunda categoria, inaugurado em 1888. Inicialmente foi edificada em 1848, mas foi ampliada em 1888, quando passou a ter uma capacidade para receber a 16 mil espectadores. Na época, Alicante possuía 19 mil habitantes. Como em outras praças taurinas do país, nela se realizam outras atividades culturais e esportivas, como sucedeu em 2004, quando foi o cenário para a disputa da semifinal da Copa Davis de Tenis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com a Plaza de Toros de Jerez de los Caballeros (Comunidade de Extremadura), inaugurada em 1862. Sofreu uma grande reforma em 2000, quando foi reinaugurada. De terceira categoria, possui capacidade para 4 mil espectadores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO próximo post estará dedicado às Plazas de Toros Históricas da Espanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s