Street Art – Salamanca

Uns dias antes de realizar com meus amigos a viagem a Ávila e Salamanca, tive a sorte de poder ver uma reportagem na televisão espanhola sobre o processo de revitalização de um bairro de Salamanca através da Street Art, também conhecida por sua tradução Arte de Rua ou Arte Urbana. Quando cheguei a Salamanca, um de meus principais objetivos foi visitar o Bairro do Oeste, a parte da cidade que rejuvenesceu com esta proposta que mudou a cara desta zona, até pouco tempo atrás escassamente visitada pelos turistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPassei várias horas percorrendo as ruas do bairro em busca das iniciativas artísticas mais interessantes, e o resultado foram mais de 100 fotos tiradas, de uma grande quantidade de artistas urbanos, que deixaram seus trabalhos expostos em garagens, muros dos edifícios e lojas, nos mais diversos estilos e técnicas compositivas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANos últimos anos, a Street Art adquiriu um grande protagonismo em todas as cidades do mundo, transformando o aspecto urbano e envolvendo a participação cidadã na renovação de sua paisagem, com muito colorido e qualidade artística.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAHabitado por cerca de 10 mil habitantes, o Bairro do Oeste situa-se ao lado do Centro Histórico de Salamanca, e passa inadvertido pela maioria dos turistas que visitam a cidade. É também conhecido como Bairro dos Carmelitas, devido ao Convento das Carmelitas Descalças fundado em 1571 e que passou a localizar-se no bairro a partir de 1614, junto ao limite exterior do último recinto de muralhas que protegia o espaço urbano de Salamanca. Com a expansão populacional verificada no princípio do século XX, a cidade começou a buscar novos locais para a construção de edifícios, mas o bairro começou a crescer de forma não planificada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente povoado por cidadãos com recursos econômicos, na década de 60 do século XX, o Bairro do Oeste sofreu uma grande transformação devido ao êxodo rural e passou a ser ocupado pelas classes populares, sendo que muitas residências pertencentes à classe alta foram derrubadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm junho de 2013, uma iniciativa organizada pela instituição Galeria Urbana e o coletivo Lemarte promoveu um projeto em que jovens artistas pudessem expressar-se através de grafites, pinturas murais, etc e que permanece em vigor atualmente, mais do que nunca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente participaram 25 artistas, muitos dos quais formado pela Faculdade de Belas Artes de Salamanca. Para dar continuidade ao projeto, começaram a organizar-se anualmente um concurso público com jovens de talento artístico entre 18 e 30 anos, que enviaram seus desenhos. Os melhores foram aprovados e o resultado podemos admirar pelas ruas do bairro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANum primeiro momento, o projeto não foi bem acolhido, mas na medida em que foi sendo implantado com o passar dos anos, a opinião pública mudou, e o bairro começou a receber uma maior quantidade de turistas, curiosos por conhecer as obras que embelezam o bairro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns edifícios contemporâneos colaboraram com o colorido numa das principais praças do Bairro do Oeste

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMesmo as mais simples iniciativas realizadas produzem uma agradável sensação de participação coletiva e de cidadania em prol da renovação urbana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts publicarei muitas outras obras com seus respectivos artistas que se destacam na Street Art em Salamanca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s