Castelos e Fortalezas da Espanha – Parte 4

Neste post veremos outros elementos característicos dos Castelos e Fortalezas da Espanha, que integravam o sistema defensivo das fortificaçoes. A entrada era frequentemente sua parte mais débil. Para superar este problema foram colocadas torres a cado lado da porta, de forma que pudesse ser defendida com mais eficiência. Abaixo, vemos vários exemplos de portas fortificadas, como no Castelo de Manzanares, situado na Comunidade de Madrid

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Castelo de Chinchilla de Montearagón (Província de Albacete, Comunidade de Castilla La Mancha)…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Castelo de la Mota, situado na cidade de Medina del Campo (Província de Valladolid, Comunidade de Castilla y León)…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitas vezes se construía uma fortaleza sobre um monte artificial plano denominado “Mota“. A escavação da terra para realizar o monte deixava uma vala ou fosso ao redor, que poderia ser preenchido com água. Abaixo, vemos novamente o Castelo de la Mota

OLYMPUS DIGITAL CAMERANormalmente os fossos rodeiam o perímetro da muralha defensiva exterior das fortalezas, dificultando a aproximação do inimigo. Para poder atravessar o fosso, foram construídas pontes levadiças, como vemos no Castelo de Chinchón, situado na Comunidade de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos o fosso do Palácio de la Aljafería de Zaragoza (Comunidade de Aragón).

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Castelo de Chinchilla de Montearagón também se construiu um fosso defensivo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Castelo da Alameda de Osuna de Madrid um fosso rodeia boa parte seu perímetro, como vemos na foto a seguir…

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o desenvolvimento da arquitetura militar, foram incorporadas aberturas nos muros das fortalezas para que os guardas pudessem disparar peças de artilharia ou armas leves, caso das troneras, como vemos no Castelo de Coca (Província de Segovia, Comunidade de Castilla y León). Neste caso, a tronera possui uma forma de cruz, situada em cima da abertura circular.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm formato de tronera mais simples inclui apenas uma abertura vertical como as existentes no Castelo de Peñaranda del Duero (Província de Burgos, Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro elemento característico das fortificações medievais eram os denominados Mata-cães (Matacán, em espanhol). Situavam-se na parte mais elevada das muralhas e ao redor das torres que constituíam o sistema defensivo. Através deles, se podía observar os inimigos situados na base da muralha para agredi-los com pedras, água quente, flechas, etc. Foram introduzidos na Europa através das Cruzadas, sendo utilizados na Síria já no século VIII. Inicialmente estavam construídos com madeira, e posteriormente passaram a ser construídos com pedras, tornando a estrutura mais duradoura e difícil de destruir. Abaixo, vemos um Matacán na Muralha de Ávila

OLYMPUS DIGITAL CAMERAE no Castelo de Trujillo (Província de Cáceres, Comunidade de Extremadura), com uma imagem da Virgen de la Victoria, santa padroeira da localidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm elemento imprescindível das fortalezas constituíam os chamados Pátios de Armas. Ao passar pela porta principal do castelo, nos encontramos nesta espécie de praça, que representava o espaço central onde se distribuíam as diversas dependências da fortaleza. Em muitos casos, possuíam um formato de claustro monástico. Abaixo, o Pátio de Armas do Castelo de Arenas de San Pedro (Província de Ávila, Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Pátio de Armas do Alcázar de Segovia

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente , em muitos pátios se realizam eventos culturais e exposições diversas, como vemos no Castelo de Arévalo, situado na Província de Ávila, Comunidade de Castilla y León.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Pátio de Armas do Alcázar de Toledo, uma belíssima escada conduz às dependências superiores da fortaleza…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “Castelos e Fortalezas da Espanha – Parte 4

  1. Oi Roberto, boa tarde! Acabei de te enviar um e mail! espero sua resposta para o passeio em novembro ! Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s