Castelos e Fortalezas da Espanha – Parte 5

Os quase oito séculos do que se denomina “Reconquista Espanhola“, que compreende os anos de 711 (invasão árabe da Península Ibérica) e o ano de 1492 (conquista da cidade de Granada, último reduto da presença muçulmana), mantiveram o território espanhol num constante estado de guerra, favorecendo o permanente processo construtivo de castelos pelo país. Abaixo, vemos as muralhas da fortaleza de Trujillo (Província de Cáceres, Comunidade da Extremadura).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO período de maior construção de Castelos e Fortalezas na Espanha ocorreu entre os séculos XI e XIII, na fronteira entre os reinos cristãos do norte e as terras ocupadas pelos muçulmanos. A seguir, o Castelo de Morella, situado nesta belíssima cidade da Província de Castellón, Comunidade Valenciana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs conflitos internos entre a nobreza e a monarquia, que em muitas ocasiões deflagraram em verdadeiras guerras civis, também possibilitaram a construção de uma enorme quantidade de castelos na Espanha. Abaixo, vemos novamente o Castelo de Morella, em que apareço numa das portas da muralha da cidade, que começa no castelo, e seus elementos defensivos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitas castelos foram edificados para contrarrestar uma grande variedade de necessidades, como proteger os territórios recém conquistados, defender zonas de cultivo e abastecimento de água, além de vias importantes de comunicação e a defesa de povoados e cidades. Abaixo, o Castelo de Ciudad Rodrigo (Província de Salamanca, Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEspanha possui ao redor de 2500 fortificações que seguem as características de um castelo, sem contar outras construções defensivas, como os fortes, por exemplo. A maior concentração de castelos situa-se na Província de Jaén, uma das que integram a Comunidade da Andalucía, considerada uma das regiões da Europa com a maior quantidade de castelos e fortalezas por quilômetro quadrado. Abaixo, o Castelo de Santa Catalina, situado na cidade de Jaén.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro núcleo de grande concentração de castelos corresponde às atuais comunidades de Castilla y León e Castilla La Mancha, como podemos imaginar pelo nome. Infelizmente, muitos dos Castelos da Espanha permanecem em estado de ruína, como podemos observar nos exemplos a seguir, ambos situados na Comunidade de Madrid. Abaixo, o Castelo de Buitrago de Lozoya..

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Castelo de Torrejón de Velasco e sua Torre de Homenaje

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPara nossa alegria, muitos outros ainda se erguem imponentes e robustos, como o Castelo de Peñafiel (Província de Valladolid, Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOu o Castelo de Arévalo (Província de Ávila, Comunidade de Castilla y León)…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir da próximo post, vocês terão a oportunidade de conhecer muitos outros Castelos e Fortalezas da Espanha, não percam !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s