Castelos e Fortalezas Árabes da Espanha

Muitas dos Castelos e Fortalezas da Espanha que hoje contemplamos pelo país originaram-se na época árabe, a partir do século VIII. Grande parte recebe a denominação de Alcazaba, uma palavra de origem árabe que designa um recinto fortificado de caráter urbano, cuja função primordial era servir de residência a um governador, além da defesa de um local determinado e seu entorno. Estavam constituídos por uma guarnição militar e frequentemente um bairro com casas e serviços variados, que formavam uma ciudadela. Em caso de assédio, os habitantes dos núcleos urbanos próximos se refugiavam detrás das muralhas das Alcazabas. Neste post, veremos algumas das principais hoje existentes na Espanha. A cidade de Badajoz (Comunidade de Extremadura) conserva uma das mais importantes do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABadajoz foi fundada pelos muçulmanos no ano 875, e sua Alcazaba construiu-se entre os séculos IX e XIII, sendo considerada uma das maiores fortalezas de toda a Europa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém de ter sido uma fortaleza muçulmana e residência dos governadores da Taifa de Badajoz nos séculos XI e XII, posteriormente tornou-se um castelo medieval cristão (entre os séculos XIII e XVI) e uma fortificação moderna dos séculos XVII ao XIX.

20160516_183237Os denominados Reinos de Taifa surgiram depois da desintegração do Califato de Córdoba no início do século XI, constituindo pequenos estados que se espalharam pela Espanha da época. As Taifas mais importantes eram a de Sevilha, Toledo, Badajoz e Zaragoza. Neste período histórico ocorreu um grande florescimento cultural, mas sua descentralização possibilitou o avanço cristão, que aproveitaram sua debilidade militar para submetê-las, principalmente através de um imposto chamado Párias, que os governadores muçulmanos eram obrigados a pagar aos monarcas católicos. Outra Alcazaba importante era a de Alicante, situada nesta cidade da atual Comunidade Valenciana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruída no final do século IX, na Alcazaba de Alicante foram encontrados restos de períodos anteriores, desde a idade do bronze, passando pelos iberos e os romanos. Também é conhecida como Castelo de Santa Bárbara, pois foi conquistada pelo infante Alfonso de Castilla, futuro Rei Alfonso X El Sábio, no dia 4/12/1248, no qual eram celebradas as festividades em homenagem a santa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASituada num local de grande valor estratégico, no alto de um cerro, as vistas da cidade de Alicante são maravilhosas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa atual Comunidade de Andaluzia foram construídas algumas das Alcazabas mais importantes, como a de Málaga, por exemplo, também conhecida como Castelo de Gibralfaro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi edificada sobre ruínas romanas pré-existentes por Abderramán III no século X. Em 1340, a Alcazaba de Málaga foi ampliada e convertida num Alcázar pelo Rei Yusuf I.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConsiderada uma das fortalezas mais inexpugnáveis da Península Ibérica, representa o modelo da arquitetura militar andaluza dos Reinos de Taifas do século XI. Está formada por duas linhas de muralhas e 8 torres defensivas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm muitas das fortalezas muçulmanas, podemos apreciar belíssimos jardins que representavam a idéia do paraíso muçulmano, como podemos ver na Alcazaba de Málaga.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Alcazaba de Málaga sofreu um forte assédio pelas tropas dos Reis Católicos em 1487, quando foi finalmente conquistada. Faz parte do escudo de Málaga e foi declarada Monumento Histórico-Artístico em 1931. Abaixo, vemos alguns detalhes do interior da Alcazaba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASituada na Província de Málaga, a cidade de Antequera conserva sua Alcazaba, também edificada no alto do cerro onde se construiu o conjunto amuralhado da antiga medina muçulmana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERALevantada provavelmente sobre restos romanos, se desconhece a data exata de sua construção, sendo mencionada por primeira vez no século XII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Torre de Homenaje é a principal de todo o recinto. Em 1582, se construiu sobre a torre uma nova estrutura para acolher o sino principal da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post veremos outros  Castelos e Fortalezas da Espanha originários da época árabe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s