Castelos Senhoriais da Espanha

A grande maioria dos Castelos conservados em Espanha pertenciam aos nobres, que em séculos passados construíram suas residências fortificadas como símbolo de seu poder. Muitos deles foram construídos no século XV, e neste post veremos alguns deles. Na Comunidade de Madrid destaca o Castelo de Manzanares El Real, cuja construção foi ordenada pelo I Duque do Infantado, Diego Hurtado de Mendoza, no final do século XV. O projeto foi realizado pelo importante arquiteto Juan Guas, e atualmente o castelo encontra-se excelentemente conservado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa cidade de San Martín de Valdeiglesias está localizado o Castelo de Coracera, construído no século XV. Também encontra-se num ótimo estado de conservação graças às obras de restauração realizadas. Esta fortaleza foi construída como um pavilhão de caça para Don Álvaro de Luna (1390/1453), um nobre castelhano que chegou a ser Condestable de Castilla, Mestre da Ordem de Santiago e válido (cargo similar ao atual primeiro ministro) do Rei Juan II de Castilla. Inicialmente propriedade senhorial, posteriormente passou a ser uma possessão real, algo relativamente comum que sucedeu com muitos outros castelos originalmente pertencentes à nobreza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o Pátio de Armas do Castelo de Coracera

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Comunidade de Castilla y León podemos visitar vários castelos senhoriais. A cidade de Arenas de San Pedro, que encontra-se na Província de Ávila, conserva um belo castelo situado em pleno centro urbano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi construído no estilo gótico pelo Condestable de Castilla Ruy López Dávalos para confirmar os domínios que tinha sobre este território, e forma parte do escudo da cidade. Depois passou a ser propriedade do II Conde de Benavente, Rodrigo Alonso Pimentel. Com o casamento de sua filha Juana Pimentel com Álvaro de Luna, o castelo foi entregue como dote matrimonial. Com a morte de Álvaro de Luna, executado na Praça Maior de Valladolid em 1453, a fortaleza ficou conhecida como “Castelo da Triste Condessa“.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Castelo de Arenas de San Pedro possui uma planta quadrada composta por 4 grandes torres circulares nas esquinas e uma Torre de Homenaje com 26 m de altura. Abaixo, vemos fotos do interior…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa Província de Burgos, a cidade de Medina de Pomar conserva o imponente Castelo dos Condestables de Castilla.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construção no século XIV foi ordenada por Pedro Fernández de Velasco, camareiro maior do Rei Enrique II e posteriormente nomeado Condestable de Castilla, título que outorgava uma grande importância, pois representava a maior autoridade na ausência do rei, além de chefe do exército.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi utilizado tanto como estrutura defensiva quanto como palácio fortificado, estando composto por duas grandes torres quadradas unidas por um corpo central. Atualmente é a sede do Museu Histórico das Merindades, uma belíssima região da Província de Burgos, do qual Medina de Pomar faz parte como seu município mais populoso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir vemos as obras de adaptação do castelo como sede do museu…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s