Castelos Reais da Espanha – Parte 2

Seguindo com esta extensa matéria sobre os Castelos e Fortalezas da Espanha, no post de hoje veremos outros exemplos de fortificações que foram propriedades reais. Um dos principais castelos do país, o Castelo de la Mota situa-se na cidade de Medina del Campo (Província de Valladolid, Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu nome se deve a que foi edificado sobre um cerro ou mota. Foi inicialmente construído pela família dos Fonseca no século XV, sob mandato do Rei Juan II de Castilla, sobre os restos de uma fortaleza muçulmana anterior do século XII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa época dos Reis Católicos, o Castelo de la Mota transformou-se num dos melhores castelos europeus, com um complexo sistema defensivo, formado por fosso, baluartes, torres e muralha. Sua Torre de Homenaje é a mais alta da comunidade, com 40 m de altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa fortaleza viveu durante vários anos Juana La Loca (1479/1555), filha dos Reis Católicos e mãe do Imperador Carlos I. Foi apelidada de louca por sua suposta doença mental, alegada tanto pelo pai quanto pelo filho, com a intenção de afastá-la do trono, sendo encerrada num palácio de Tordesilhas, onde faleceu depois de 46 anos de reclusão forçada.  Abaixo, vemos o aparato defensivo do castelo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma foto do pátio interior do castelo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre os Castelos e Fortalezas da Espanha, destacam os denominados Alcázares, palavra de origem árabe que significa “Palácio Fortificado“. Como o próprio nome indica, o Real Alcázar de Córdoba (Comunidade de Andalucía) pertenceu aos monarcas desde sua construção no século XIV, também sobre uma anterior fortaleza muçulmana, durante o reinado de Alfonso XI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste maravilhoso edifício encontra-se em pleno Centro Histórico de Córdoba, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e sua visita interior é obrigatória, por possuir esplêndidos jardins.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADesde este palácio, os Reis Católicos organizaram a investida que culminaria com a Conquista de Granada, o último reduto muçulmano da Península Ibérica, em 1492. Neste mesmo ano, o navegante genovês Cristóvão Colombo descobre o continente americano, cujo projeto e expedições haviam sido financiados pelos Reis Católicos. A seguir, vemos uma estátua na qual aparecem o casal real Fernando e Isabel e o explorador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAReal Alcázar de Córdoba converteu-se também na sede do Tribunal da Inquisição. Na visita que se realiza pelo interior, podemos conhecer as diferentes partes do palácio e admirar mosaicos romanos originais, como vemos em uma de suas salas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizo a matéria com outras fotos de seus magníficos jardins…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s