Castelos da Espanha – Paradores Nacionais (Parte 2)

Neste último post sobre a extensa série de matérias sobre os Castelos e Fortalezas da Espanha veremos outros exemplos de fortificações que foram adaptados como hotéis da rede de Paradores Nacionais de Turismo. Um dos principais Castelos da Comunidade da Catalunha encontra-se na cidade de Cardona, situado na Província de Barcelona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construção desta impressionante fortaleza medieval se remonta ao século IX, quando no ano 870 o Conde de Urgel, Wilfredo Veloso, ordenou sua edificaçao. Um pouco depois, recebeu os condados de Barcelona, Girona e Besalú.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPosteriormente, passou a ser propriedade dos Duques de Cardona, que a partir do século XV tornaram-se uma das famílias mais importantes do Reino de Aragón. De grande interesse histórico e arquitetônico é a Igreja de San Vicente de Cardona, que integra o conjunto da fortaleza, e considerada uma dos primeiros templos do Românico Espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos imagens do interior da igreja, destacando sua cripta….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAParte da construção alberga o Parador Nacional “Duques de Cardona”, que foi eleito pelos usuários do Tripadvisor como um dos 10 melhores castelos da Europa para hospedagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade de Benavente, que pertence à Província de Zamora (Comunidade de Castilla y León), conserva parte do imenso castelo que ostentou, e que também acolhe um Parador Nacional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fortaleza foi construída no início do século XII, embora tenha sido reformada nos séculos posteriores. Foi propriedade do senhorio dos Pimentel, que recebeu o título de Conde de Benavente. Durante a Guerra da Independência contra os franceses (começo do século XIX), o castelo foi destroçado. Apesar disso, conservou a denominada Torre de los Caracoles, do século XVI. Possui uma planta retangular, com cubos nas esquinas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos fotos do interior do Parador Nacional de Benavente

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas dependências preservaram seu maravilhoso teto decorado com artesanato de madeira…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos a entrada ao Parador…

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o progresso da tecnologia militar e os armamentos, os castelos tornaram-se construções inseguras, e deixaram de ser construídos a partir do século XVI. No final do século XIX, dentro do contexto da corrente romântica, voltaram a fazer parte da paisagem espanhola, inspirados nos antigos castelos medievais, como o que vemos abaixo, situado na Província de Burgos (Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEspero que vocês tenham gostado deste conjunto de matérias sobre os Castelos e Fortalezas da Espanha, e a incrível variedade existente no país deste tipo de construções defensivas e residenciais, próprias de uma época fundamental na história do continente europeu e um dos seus símbolos mais reconhecíveis, a Idade Média.

Anúncios

Uma resposta em “Castelos da Espanha – Paradores Nacionais (Parte 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s