Instituto Pere Mata – Reus

Na matéria de hoje veremos uma das principais construções modernistas, não somente de Reus, como de toda a Espanha. O Instituto Pere Mata, situado a pouca distância do centro da cidade, constitui uma verdadeira jóia do estilo, e recomendo sua visita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASua origem surgiu quando foi constatada a necessidade de construção de um centro hospitalar em Reus para o atendimento de doenças mentais, segundo as novas correntes terapêuticas que estavam sendo desenvolvidas no final do século XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara conseguir os recursos econômicos necessários para sua construção, foi criada em 1896 a Sociedade Manicômio de Reus, formada por 35 comerciantes, profissionais liberais e industriais. O presidente do conselho administrativo, Pau Font de Rubinat, eram bem relacionado com o famoso arquiteto Lluís Domènech i Montaner, que foi o encarregado de executar o projeto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO complexo hospitalar foi articulado segundo o esquema de pavilhões construídos de acordo com os novos princípios no tratamento dos doentes, que posteriormente Lluís Domènech i Montaner também empregaria no Hospital de Sant Pau i Santa Creus de Barcelona. Em junho de 1897, o arquiteto entregou o plano geral do centro, composto por 11 pavilhoes separados por amplos jardins.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO conjunto apresenta uma grande unidade estilística, ao ser edificado principalmente com pedra e tijolo. As portas e janelas foram emolduradas com pedra calcárea, e para a decoração das fachadas, se utilizou cerâmica esmaltada azul e branca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANum dos painéis cerâmicos vemos a representação do escudo da Catalunha (lado direito) e o da cidade de Reus (lado esquerdo).

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe todos os pavilhões existentes, o denominado Pavilhão dos Distinguidos é o único que se pode visitar, pois os demais continuam exercendo sua atividade hospitalária. Este belíssimo pavilhão destaca-se dos demais, e foi projetado para os enfermos de alto poder aquisitivo. Sua parte inferior acolhe diversas dependências, enquanto no nível superior se encontram os quartos. Abaixo, vemos a escada de acesso ao nível superior, projetada sem um vão central para evitar possíveis acidentes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, o corredor do nível superior, onde se distribuem os quartos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO mais impressionante do Instituto Pere Mata, além de sua excepcional decoração, é que conserva todo o mobiliário original. Abaixo, vemos alguns quartos do Pavilhão dos Distinguidos

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa continuação, publico algumas fotos dos banheiros e salas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, veremos as dependências do nível inferior do Pavilhão dos Distinguidos do Instituto Pere Mata

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s