Instituto Pere Mata – Segunda Parte

O Instituto Pere Mata foi inaugurado em 1900, e representou a chegada do Modernismo em Reus. No post de hoje veremos as dependências do nível inferior do denominado Pavilhão dos Distinguidos, projetado por Lluís Domènech i Montaner para a classe mais favorecida, como vimos na matéria anterior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANas fotos acima vemos o vestíbulo principal do pavilhão, ressaltando sua incrível decoração, que compreende também a cobertura. Em alguns casos, as fotos não retratam fielmente a beleza de um lugar, caso do Instituto Pere Mata de Reus. Os enfermos eram abrigados no instituto de acordo com o tipo de doença, classe social e sexo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADesde um primeiro momento, houve uma preocupação em relação à qualidade de vida dos internos no instituto. Uma vez instalados, desfrutavam das maiores comodidades e garantiam, ao mesmo tempo, seu aporte financeiro. Abaixo, vemos imagens do restaurante…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATal como ocorreu depois com a Casa Navàs, Lluís Domènech i Montaner utilizou uma grande variedade de materiais decorativos. Vitrais, cerâmicas, pinturas e esgrafiados foram aproveitados, criando uma combinação de grande originalidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPara poder realizar tamanho trabalho decorativo, o arquiteto contou com a colaboração de diversos artistas. Lluís Bru, por exemplo, foi o responsável pelos mosaicos do vestíbulo, do restaurante e do desenho da decoração cerâmica dos tetos das dependências.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAForam utilizados somente materiais de alta qualidade para sua decoração. Outro importante colaborador foi Joan Paradís, artífice dos esgrafiados das salas nobres.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs cerâmicas estiveram a cargo de uma empresa especializada no setor, a Casa Pujol i Bausis. Foram colocadas na parte inferior das paredes, na altura de uma pessoa, para facilitar as tarefas de limpeza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém em sua parte inferior, o Pavilhão dos Distinguidos conserva boa parte do mobiliário original, realizados por Josep Pratt e Joan Montagut.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos alguns dos vitrais que embelezam as salas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO local contava inclusive com uma sala de bilhar (curiosamente desprovida de caçapa, pois tratava-se de uma mesa em que se jogava um tipo de bilhar diferente…)

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente se realizam atividades culturais no Pavilhão dos Distinguidos. Como comentei no último post, é o único dos 11 pavilhões do centro visitável, pois os demais continuam seu trabalho terapêutico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s