Reus Modernista – Pere Caselles (Parte 2)

Neste segundo post sobre a obra arquitetônica de Pere Caselles i Tarrats, veremos outros edifícios projetados por ele em Reus, que integram o invejável patrimônio modernista da cidade. De 1905, a Casa Anguera destaca por sua esbelta decoração floral, recentemente restaurada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste edifício constitui a única obra de Pere Caselles em que os elementos decorativos possuem um caráter basicamente escultural. Os esgrafiados também possuem motivos florais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1908, o arquiteto realizou a Casa Sagarra, com uma decoração que inclui esgrafiados, a presença de animais fantásticos, motivos vegetais e bustos femininos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe 1909, a Casa Tomàs Jordi destaca por seu belo trabalho de ferro forjado nos balcões. Os elementos decorativos foram realizados com pedra natural, incluindo rosas (que aparecem no escudo da cidade) e rostos femininos, tipicamente modernistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs três janelas de cada andar do edifício coincidem com as três portas do andar térreo, facilitando a entrada de luz natural. Abaixo, detalhes decorativos do edifício…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASituada na importante Plaza del Mercadal, a Casa Piñol foi construída em 1910. O edifício foi propriedade do comerciante Tomás Piñol Gasull, sócio fundador da Sociedade Manicômio de Reus, promotora da construção do Instituto Pere Mata. Sua decoração se concentra nos balcões e no coroamento da fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs elementos decorativos florais ganham em complexidade na medida em que o edifício aumenta sua altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém construída em 1910, a Casa Grau Pla recebeu uma grande influência do modernismo belga, graças a viagem que o proprietário Miguel Grau Cabré realizou a Bruxelas. Apresenta uma interessante decoração floral, além das linhas curvas do edifício em sua parte superior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro edifício realizado pelo arquiteto Pere Caselles que recorda o modernismo do centro da Europa, a Casa Ramon Vendrell foi concluída em 1912. O proprietário, Jaume Ramon, encarregou o arquiteto a reforma de duas casas vizinhas, transformando-a em uma só. Sua decoração concentra-se nos andares superiores, com rostos femininos e as formas habituais do estilo modernista de Viena nos cabelos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s