Último Passeio por Reus

A cidade de Reus me impressionou por seu excepcional conjunto de edifícios modernistas, como também por sua animada vida social e deliciosa gastronomia. De vez em quando parava para comer umas tapas no centro histórico, numa rua repleta de bares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAReus, a cidade natal de Gaudí, não chegou a ser congratulada com nenhum edifício realizado pelo famoso arquiteto, mas manteve contato com seu filho ilustre ao longo de sua vida através de seus amigos de infância. Gaudí viveu seus primeiros 16 anos na cidade, e depois foi para Barcelona estudar arquitetura. A paisagem destes anos, entre a montanha e o mar, foi decisiva como elemento inspirador de sua obra. Além da Rota Modernista que recomendo conhecer, em Reus são abundantes os belos edifícios que embelezam seu centro histórico, muitos deles com uma fachada de esmerada decoração.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm alguns dos edifícios da cidade vemos representada a Rosa, que faz parte de seu escudo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAManifestações em favor da independência da Catalunha são atualmente muito habituais nas cidades da comunidade. Em Reus não é diferente, e em muitos edifícios vemos a bandeira da Catalunha Independente, chamada de “La Estelada“, no idioma catalão, pela presença de uma estrela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta bandeira é utilizada pelos cidadãos que professam a ideologia de uma Catalunha separada da Espanha. Foi criada no começo do século XX por um ativista da causa, Vicenç Albert Ballester, quando viajou a Cuba e se impressionou pela luta deste país por alcançar a independência da Espanha. A visita o inspirou para a criação da bandeira, uma fusão da bandeira oficial da Catalunha (composta por listras horizontais vermelhas e amarelas) com o triângulo e uma estrela que aparecem nas bandeiras de Cuba e Porto Rico, outro país inspirador. Sua primeira aparição data de 1918, num documento escrito em inglês em favor da independência da Catalunha.  Outro símbolo que aparece nos edifícios da cidade é o laço amarelo, presente em várias épocas da história e em diversos países, normalmente como um símbolo de protesto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo caso da Catalunha, tornou-se a partir de outubro de 2017 um símbolo da reivindicação da liberação de presos políticos da comunidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Carrer Monterols é uma das mais movimentadas da cidade por sua atividade comercial. Bem criativa foi a forma de seus habitantes de colocar seu nome…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAReus, como grande parte das cidades do mundo, não ficou alheia à explosão da Street Art, ou Arte Urbana, com vários exemplos de trabalhos realizados por artistas da cidade. Finalizo a matéria sobre Reus com algumas fotos destas interessantes iniciativas que através de seu colorido e estilos únicos colaboram para o enriquecimento artístico da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s